Internacional
24 novembro 2022 às 11h34

Centenas de ovelhas andam em círculos há 12 dias. Não se sabe porquê

Teorias circulam nas redes sociais sobre o porquê das ovelhas andarem há 12 dias sem interrupção. Ninguém consegue explicar a razão deste acontecimento.

DN

Centenas de ovelhas andam em círculos há 12 dias sem interrupção na Mongólia, segundo o jornal People's Daily.

Nas redes sociais, circulam vídeos das ovelhas a andarem em círculo dentro do seu curral na cidade de Baotou, na Mongólia. Ninguém consegue explicar a razão deste acontecimento.

Várias teorias surgiram na internet e algumas pessoas especulam que o comportamento pode ser uma forma de se protegerem de predadores. Outra das teorias defende que as ovelhas podem estar doentes com listeriose, uma doença que pode inflamar um lado do cérebro e faz com que as ovelhas se comportem de forma estranha.

Já Matt Bell, professor e diretor do Departamento de Agricultura da Universidade de Hartpury, na Inglaterra, disse à Newsweek que "as ovelhas ficam muito tempo no curral, e isso pode levar a comportamentos estereotipados, com voltas em círculos repetidos devido à frustração de serem confinados e limitados."

Segundo a dona do rebanho, este acontecimento começou apenas com algumas ovelhas a andar em círculo, mas rapidamente as outras se juntaram. Este comportamento foi apenas verificado nas ovelhas de um dos currais.