Aluno de 12 anos encontra pepita de ouro em mina desativada

Descoberta aconteceu durante uma excursão escolar. Pedra preciosa vai ficar exposta na escola.
Publicado a
Atualizado a

Há dias de sorte. Uma simples excursão escolar terminou numa tarde em cheio para um aluno de 12 anos do Instituto de Educação e Cultura de Carmo do Rio Claro, no Brasil. Numa visita a uma mina de ouro desativada, Álvaro Henrique encontrou uma pepita de ouro.

Álvaro estava numa excursão juntamente com mais 40 colegas. Mas foi ele o grande felizardo do dia. Ao descer a mina, o aluno percebeu que uma rocha tinha um brilho diferente.

"Com um senso de observação muito grande, ele percebeu um brilho diferente entre uma rocha, apontou e questionou se era ouro. O nosso guia continuou a sua explicação, dizendo entre outras coisas que a mina estava desativada há décadas", explicou o professor.

Curioso, Álvaro não desistiu pois percebeu que aquele brilho era estranho. "O aluno insistiu e ao chamar o responsável pela mina, foi constatado que era de fato uma pepita de ouro", explicou o professor, confessando que o guia desde diariamente à mina e nunca se tinha apercebido que havia no local uma pepita, até porque o local está há muito desativado.

A pepita de ouro, entretanto, já tem destino. Ficou acordado entre todos que ficará guardada na escola, pois trata-se de património cultural e ficará exposta num local do estabelecimento de ensino para se entender como é feita a extração do ouro.

"Como amante de história, procuro realizar passeios culturais relacionadas com as disciplinas lecionadas. A descida até o fundo da mina já revelava um clima de muita adrenalina e entusiasmo junto dos alunos, e os 60 metros de profundidade foram logo alcançados", disse o professor.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt