Bjoern Hoecke, candidato da AfD na Turíngia
Bjoern Hoecke, candidato da AfD na TuríngiaRonny HARTMANN / AFP

Alemanha. Projeções indicam que extrema direita vence eleições regionais pela 1ª vez

Os social-democratas do primeiro-ministro Olaf Scholz sofreram um revés eleitoral
Publicado a
Atualizado a

O partido alemão de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD) venceu este domingo, pela primeira vez, as eleições regionais no estado oriental da Turíngia, com entre 30,5% e 33,5% dos votos, segundo as primeiras projeções.

Na vizinha Saxónia, que também realizou eleições regionais neste domingo, as projeções dão a AfD empatada com a conservadora CDU no primeiro lugar.

Os social-democratas (SPD) do primeiro-ministro Olaf Scholz sofreram um revés eleitoral em ambos os estados com entre 6,5% e 8,5% dos votos.

“Sucesso histórico”

A colíder da Alternativa para a Alemanha (AfD), Alice Weidel, saudou este domingo um “sucesso histórico”, depois de as sondagens à boca das urnas terem mostrado que o seu partido venceu uma eleição regional pela primeira vez, no estado da Turíngia.

"A AfD tem um mandato claro para o governo” no antigo Estado da Alemanha de Leste, disse o outro colíder do partido, Tino Chrupalla, à emissora ZDF após o anúncio..

CDU afasta coligação com a AfD

Os conservadores da CDU não entrarão numa coligação com a Alternativa para a Alemanha (AfD), de extrema-direita, disse o seu secretário-geral, Carsten Linnemann, este domingo, após as eleições regionais em dois antigos estados da Alemanha de Leste.

“Os eleitores sabem que não formamos coligações com a AfD”, disse Linnemann à emissora ZDF, depois de as projeções terem dado a liderança à AfD no estado da Turíngia, com a CDU em segundo, enquanto a CDU surgia na frente de uma corrida estreita pelo primeiro lugar na Saxónia.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt