A primeira imagem da ilha onde os soldados ucranianos resistiram ao ataque russo
Foi revelada a primeira imagem de satélite da Ilha Zmiinyi, também conhecida como Snake Island (ilha das Serpentes), onde os militares ucranianos recusaram render-se às tropas russas em finais de fevereiro. Um episódio que se tornou viral nas redes sociais.
Na comunicação entre o controlo ucraniano da fronteira e os invasores russos, a mensagem do navio russo era a seguinte: "Este é um navio de guerra russo. Proponho que deponham as vossas armas e se rendam para evitar derramamento de sangue e vítimas desnecessárias. Caso contrário, serão bombardeados." Os ucranianos não acataram a ordem e responderam: "Ó navio de guerra russo, vai-te f...."
Inicialmente foi avançado que os treze guardas na ilha tinham morrido, mas mais tarde o exército ucraniano disse que estavam vivos e que foram feitos prisioneiros.
A imagem, tirada no domingo pela Maxar Technologies, mostra os estragos em alguns edifícios e um navio russo ancorado no Mar Negro.
De acordo com a Marinha ucraniana, os guardas ainda conseguiram resistir a dois ataques, mas acabaram por ceder por falta de munições.
Foram destruídas várias infraestruturas da ilha como faróis, edifícios e antenas de transmissão. A imagem mostra ainda os prédios danificados pelo bombardeamento russo e crateras no solo.