Lehman Brothers condenada por enganar igrejas e ONG's
O banco de investimento norte-americano Lehman Brothers, responsável por uma das maiores falências dos Estados Unidos, e pelo início da crise económica, foi finalmente condenado.
A condenação partiu de um tribunal federal australiano que ditou uma sentença a favor de ONG's, instituições de caridade e igrejas, que processaram o banco de investimento por violação de contrato, conduta negligente e enganosa. O Lehman Brothers foi condenado a pagar uma indemnização por danos causados.
A decisão do tribunal australiano poderá ter um efeito global, uma vez que é a primeira condenação, no mundo, do comportamento de um banco de investimento, quer por razões legais quer por razões éticas, segundo o canal australiano "ABC".
Na denúncia coletiva - com 72 queixosos - pediu-se uma indemnização à Lehman Brothers de 250 milhões de dólares (192 milhões de euros) por perdas em investimentos feitos.
Os juízes já decidiram que os queixosos têm direito à compensação por perdas e danos mas ainda não se pronunciaram sobre o montante.