Cozinha, o coração da casa

Espaço de reunião, de preparação das refeições e de armazenamento dos alimentos, entre tantas outras funções, a cozinha é uma das divisões da casa que requer maior atenção na limpeza e desinfeção, para garantir a saúde de todos.

Se a sala de estar é, por definição, o espaço de partilha de uma casa, a verdade é que, muitas vezes, acaba por ser a cozinha um dos lugares onde passamos mais tempo. A divisão onde não só preparamos refeições mas onde recebemos amigos para um copo, ajudamos as crianças com os trabalhos de casa ou pomos a conversa em dia com a família - tudo isto enquanto se termina de preparar o almoço ou o jantar. Entre tudo e todos os que entram na cozinha, não admira que esta seja uma das áreas mais movimentadas da casa e, consequentemente, uma das que mais precisam de ser desinfetadas - sobretudo porque é aqui, também, que armazenamos e manuseamos todos os alimentos que consumimos e que irão afetar o nosso organismo.

Manter uma cozinha organizada é o primeiro dos passos para facilitar a sua limpeza e desinfeção. Grandes acumulações de objetos sobre as bancadas ou prateleiras tornam mais difícil chegar a todos os cantos e desinfectar todas as áreas devidamente, podendo originar focos de microrganismos. Os próprios materiais de limpeza são fundamentais. Na verdade, esfregões e panos de cozinha podem acumular tantos microrganismos como a sanita - sendo que estes só são corretamente desinfetados em 20% das casas. O resultado: a transmissão de microrganismos a outras superfícies que já estão limpas. É essencial, portanto, garantir que o próprio processo de desinfeção se faz corretamente. Com a ajuda do Limpador Desinfetante Multiusos Sanytol, que elimina 99,9% de bactérias, fungos, vírus H1N1 (gripe) e coronavirus humano 229E, a tarefa torna-se bastante mais simples. Muito prático, na forma de uma pistola de spray, permite remover a sujidade do dia-a-dia e desinfetar todas as superfícies numa só passagem. Os próprios panos e esfregões podem e devem ser desinfetados com Sanytol entre as utilizações, evitando contaminação entre áreas.

Para além das superfícies mais óbvias, é fundamental também não esquecer a pia da cozinha, em constante contacto com os nossos alimentos - e que pode chegar a conter 100.000 vezes mais micróbios que o lavatório da casa de banho. Sem lixívia, limpando e desinfetando ao mesmo tempo, deixando um agradável aroma a eucalipto ou toranja, bastam algumas pulverizações do Limpador Desinfetante Multiusos Sanytol, deixar passar 15 minutos e enxaguar com água limpa e potável para garantir a eliminação das bactérias mais frequentes em nossa casa, como E-coli, Listeria ou Salmonella, conseguindo acabar com 99,9% dos micróbios.

E se as superfícies precisam de ser desinfetadas, o mesmo se aplica aos acessórios de cozinha, como as tábuas de cortar e facas, frequentemente usadas para diversos alimentos e que podem criar uma cadeia de contágio cruzada, afetando o nosso organismo. Por exemplo, se usarmos a mesma tábua de cortar e faca para arranjar o frango cru e, depois, a alface da salada, sem o cuidado de desinfetar corretamente estes acessórios entre utilizações, poderemos acabar por contaminar a alface com os patógenos eventualmente presentes na carne crua.

São pequenos cuidados que garantem limpeza, desinfeção e tranquilidade. Para que a cozinha, o coração da casa, possa bater com saúde e segurança.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG