O interior como berço de uma nova vida
O Grupo Burel Mountain Originals nasceu de uma paixão pela montanha e de um "horror ao desperdício". Isabel Costa conta como, em 2008, deixou a cidade para trás e foi para o interior, criar emprego e vida.
Um alfacinha de gema e uma transmontana que morava há muitos anos na cidade, ambos com cargos em grandes empresas, decidem deixar tudo para trás e começar uma "segunda vida" nas montanhas, em comunhão com a natureza.
Este é o resumo da história de Isabel Costa e do marido, João Tomás, que, movidos por uma vontade de recomeçar, criaram um "negócio feito de amor à terra" que veio gerar desenvolvimento económico, social e local em Manteigas. Fruto de investimento próprio, nasceu o Grupo Burel Mountain Originals, que deu origem a novos negócios, novas empresas e novos empregos.
Depois da criação da Burel, a taxa de nascimento anual em Manteigas passou de seis para 34 crianças
Com o investimento veio uma nova vida àquele local e a prova disso é o aumento do número de nascimentos: se, em 2012, quatro anos depois do surgimento da Burel, nasciam seis crianças por 1000 residentes, em 2022, nasciam 34. Além disso, o negócio é construído sob a premissa da sustentabilidade e do conceito "Zero Waste" (zero desperdício), onde se dá uma extrema importância à origem dos materiais utilizados e os inutilizados acabam por ser devolvidos à natureza ou reciclados.
Para conhecer a história completa do Grupo Burel Mountain pela voz da sua líder, Isabel Costa, e os esforços em torno de uma economia mais sustentável, veja o vídeo acima.