Louritex: reciclagem made in Oeste
Esta empresa da Lourinhã, além de vender máquinas de metalomecânica feitas por medida, recondiciona equipamentos para os vender em segunda mão a clientes que, de outra forma, não teriam possibilidade de os comprar.
No concelho da Lourinhã, opera há 55 anos, com cerca de uma centena de trabalhadores, a Louritex, uma empresa da indústria metalomecânica que, mesmo sem ser propositadamente, tem na reciclagem um importante aliado em termos financeiros.
Filomena Frade faz parte da administração desta empresa familiar de produção de máquinas feitas à medida e, desde 2018, está encarregue da pasta da qualidade. Inicialmente, o negócio incidia sobretudo na produção de alfaias agrícolas, mas, com o tempo, foi evoluindo, sendo agora as máquinas para resíduos metálicos a principal fonte de rendimento.
Na Louritex, os trabalhadores podem almoçar todos os dias por um valor simbólico, com produtos de comerciantes da região.
Além de vender máquinas feitas por medida, a Louritex recebe também máquinas já usadas, recondicionando-as e vendendo-as em segunda mão aos clientes que, se não fosse dessa maneira, não teriam capacidade para investir nas mesmas. A sustentabilidade, apesar de não ser uma prioridade ao início, passou a ocupar um dos lugares da frente na hora de trazer dinheiro à empresa.
Mas aqui não é apenas a sustentabilidade financeira e ambiental que conta. A Louritex tem a sua própria cantina, onde, por um valor reduzido, os trabalhadores podem almoçar. Esta prática já é antiga, mas ganhou visibilidade recentemente, quando foi necessário começar a reforçar a mão-de-obra para a colheita de pera e de maçã e a administração se apercebeu de que a existência daquele espaço era um fator diferenciador para quem procurava um trabalho sazonal.
A cantina traz então benefícios para quem usufrui dela, que paga um valor mais baixo do que a remuneração dada em cartão refeição, mas também para os fornecedores, que, normalmente, são pequenos comerciantes da região.
Para saber mais sobre a Louritex e as políticas implementadas para ajudar os trabalhadores do Oeste, veja o vídeo acima.