A sustentabilidade também se faz sobre rodas

A empresa familiar Luís Simões celebra este ano o 75.º aniversário e, em 2022, fez 269 milhões de euros em vendas. Uma das suas bandeiras é a sustentabilidade, aplicada tanto a nível ambiental como monetário.
Publicado a
Atualizado a

De Norte a Sul, de Este a Oeste, em Portugal e Espanha. De certeza que o nome "Luís Simões" lhe é familiar, provavelmente porque viu um dos seus camiões a passar ao seu lado enquanto ia na estrada. Aquilo que se calhar não sabe é que esta empresa familiar, com mais de 2.400 colaboradores, tem como uma das principais bandeiras a sustentabilidade.

Cláudia Simões, coordenadora desta área, lembra os principais números que podem, atualmente, definir a empresa: 75 anos, 24 centros de operações logísticas, oito centros de transporte, mais de 2.000 viaturas e 269 milhões de euros em vendas em 2022.

A preocupação com o ambiente faz parte dos genes da empresa, que sempre apostou num crescimento orgânico, focado nas pessoas. A forma de tratar o dinheiro é também ela sustentável e isto porque consideram que estão a trabalhar "com o investimento de uma família, como em casa", sendo essa casa apenas "um bocadinho maior".

Recentemente, a empresa ganhou a medalha de ouro da EcoVadis, uma plataforma que avalia a sustentabilidade de empresas a nível mundial, tendo já avaliado mais de 100 mil empresas. Uma das razões para isso pode ter sido a adoção de Gigaliners, um veículo modular com 25,25 metros de comprimento, que substitui os semirreboques.

Dois Gigaliners tiram da estrada três semirreboques, uma ferramenta útil tanto no âmbito da eficiência energética, como na preservação do pavimento. Além disso, menos veículos na estrada traduz-se imediatamente numa redução do consumo de combustível, das emissões e do impacto ambiental.

Se quiser descobrir mais sobre a vida sustentável da Luís Simões, veja o vídeo acima ou ouça o podcast:

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt