Um evento inédito à volta da portugalidade e do mar

A ligação dos portugueses com o mar serve de mote a uma festa repleta de música, gastronomia, arte e competições de vela.

Lisboa recebe pela primeira vez a Regata de Portugal, de 3 a 7 de outubro, um evento único cujo objetivo é celebrar Portugal, tendo como tema principal o mar - um elemento tão presente na história e ADN do país.

Com entrada livre, o evento conta com quatro embaixadores, que representam cada um dos eixos da Regata de Portugal: gastronomia, música, arte e vela.

Um Mar de Sabores
O Chef Vítor Sobral será o curador dos dois espaços gastronómicos da Regata de Portugal, abertos todos os dias das 12h00 às 00h00, com conceitos diferentes mas um elemento em comum - o peixe. Na "Aldeia dos Pescadores" encontraremos dez quiosques de Chefs e restaurantes portugueses, desafiados por Vítor Sobral, onde o peixe, marisco e produtos do mar serão os elementos principais.

"O Cais Tejo" será o restaurante da autoria do próprio Chef Vítor Sobral onde durante os dias do evento, o peixe fresco e a grelha serão as estrelas do menu.

Um Mar de Eletrónica
Todos os dias, das 19h00 às 22h00, a Regata de Portugal recebe "Um Mar de Eletrónica", graças ao embaixador Deejay Kamala. Com DJs de renome nacional escolhidos pelo representante desta área, haverá sunset parties desde o primeiro ao último dia do evento, momentos divertidos que encerram o dia de regatas e dão o mote para o dia seguinte.

Após as provas de vela, que terminam pelas 18h00, alguns velejadores sobem ao palco, para uma breve entrevista sobre o dia, que é feita pelo DJ que a partir dali continua com a festa, até por volta das 22h00.

O line-up já é conhecido e será o seguinte: DJ André Henriques, dia 3; DJ Moullinex, dia 4; DJ Kamala, dia 5; DJ Overule, dia 6, e Beatbombers, dia 7.

Um Mar de Arte
"MAR" é o nome que o artista eleito para embaixador do espaço artístico usa para assinar as suas obras - e por isso, não podia ter sido mais certeira a sua escolha para este que é um dos eixos principais da Regata de Portugal. Desde os seus doze anos que desenhava figuras do seu imaginário a giz, no alcatrão, e hoje é um artista de graffitti conhecido pelos seus bonecos, que constrói com linhas e formas que os tornam únicos.

Gonçalo Mar desafiou outros graffiters nacionais para se associarem às 8 marcas que competem na prova de vela - Gelpeixe, Delta cafés, Guloso, Lusitania Seguros, Nacional, Olá, Santogal e Vitacress - para em conjunto criarem uma mega exposição com o mar como tema principal. Exposição essa que já invadiu as ruas da cidade de Lisboa e que estará disponível até ao próximo dia 28 de Setembro.

RAM, Frederico Draw, NOMEN, MESK, Tamara Alves, The Caver e Third são os nomes dos artistas que se vão juntar a Gonçalo Mar.

Um Mar de Adrenalina
Bernardo Freitas é o embaixador desta área, um velejador português que competiu nos Olímpicos de verão de 2012. A Regata de Portugal é o evento que traz pela primeira vez os melhores velejadores do mundo ao nosso país, que vão competir na etapa portuguesa do mais importante circuito internacional de vela profissional, o World Match Racing Tour.

Na competição irão apresentar-se 12 equipas de velejadores, das quais 2 são portuguesas. O barco da prova será o catamarã M32, que é dos mais rápidos e ágeis do mundo.

Exclusivos