Medalhas olímpicas brilham nas águas de Lisboa com a Regata de Portugal

O Terminal de Cruzeiros de Lisboa será, pela primeira vez, palco de uma das etapas do World Match Racing Tour, uma das mais importantes competições internacionais de vela. A Regata de Portugal é uma oportunidade única para acompanhar de perto o hercúleo empenho de velejadores com medalhas olímpicas em busca do pódio.

Este ano o World Match Racing Tour passa por Portugal: o nosso país foi escolhido para receber uma das cinco provas mundiais que qualificam para a Grande Final, que acontece em novembro na China - onde a equipa vencedora voltará para casa com 1 milhão de euros.

Graças à Regata de Portugal, o público português terá o privilégio de acompanhar de perto as competições que compõem a etapa portuguesa do World Match Racing Tour: durante os cinco dias do evento, de 3 a 7 de outubro, 12 equipas de velejadores profissionais irão dar o seu melhor ao largo do rio Tejo, até que, no último dia, teremos a equipa vencedora da etapa com o prémio de 100.000 euros. De referir que a etapa portuguesa é uma da 4 etapas que contam para o Ranking Mundial, apenas 12 irão à Grande Final na China.

A primeira fase de qualificações decorre nos dias 3 e 4 de outubro, altura em que as 12 equipas concorrem, rotativamente, em Fleet Racing. No final, são selecionadas oito equipas finalistas, que seguem para as provas de Match Race do World Match Racing Tour.


A 5 de outubro, dia da Implantação da República Portuguesa, a Regata de Portugal conta com a presença do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa. Será com o seu Alto Patrocínio que decorre a primeira Regata de Portugal, já com as marcas atribuídas às equipas. As oito equipas finalistas da prova Fleet Racing são atribuídas, por sorteio, às marcas patrocinadoras do evento (Delta Cafés, Gelpeixe, Guloso, Lusitania Seguros, Nacional, Olá, Santogal e Vitacress) e de seguida concorrem no barco da sua marca. Nesse dia, são apuradas as quatro equipas que irão competir no dia seguinte.

A prova de semi-final acontece a 6 de outubro, onde são apuradas as quatro equipas finalistas. E é no dia 7 que decorre a final, onde são decididos o 1º, 2º, 3º e 4º lugares da etapa portuguesa do World Match Racing Tour. 3º e 4º Lugar em Petit Final e 1º e 2º na Final da Regata de Portugal.

Cinco dias de provas emocionantes, onde os portugueses vão poder assistir a velejadores do top do Ranking Mundial, alguns com medalhas olímpicas, em prova. Torvar Mirsky, vencedor do último World Match Racing Tour, é um dos velejadores em competição - e que irá defrontar outro dos nomes mais conhecidos deste desporto e várias vezes Campeão Mundial, Ian Williams.

Descubra aqui um bocadinho do que pode ver na Regata de Portugal:

Exclusivos

Premium

EUA

Elizabeth Warren tem um plano

Donald Trump continua com níveis baixos de aprovação nacional, mas capacidade muito elevada de manter a fidelidade republicana. A oportunidade para travar a reeleição do mais bizarro presidente que a história recente da América revelou existe: entre 55% e 60% dos eleitores garantem que Trump não merece segundo mandato. A chave está em saber se os democratas vão ser capazes de mobilizar para as urnas essa maioria anti-Trump que, para já, é só virtual. Em tempos normais, o centrismo experiente de Joe Biden seria a escolha mais avisada. Mas os EUA não vivem tempos normais. Kennedy apontou para a Lua e alimentava o "sonho americano". Obama oferecia a garantia de que ainda era possível acreditar nisso (yes we can). Elizabeth Warren pode não ter ambições tão inspiradoras - mas tem um plano. E esse plano da senadora corajosa e frontal do Massachusetts pode mesmo ser a maior ameaça a Donald Trump.