O prazer do desportivo pode ser elétrico

O surgimento dos carros elétricos e híbridos plug-in colocou muitas questões sobre o futuro dos carros desportivos. Vamos perder o verdadeiro prazer de conduzir? Não. Até o podemos melhorar.
Publicado a
Atualizado a

Os carros elétricos - total ou parcialmente - estão numa curva crescente de adoção. Estes são uma medida fundamental para combater a crise climática, seja em particulares ou mercadorias, e os benefícios são mais do que conhecidos. Em primeiro lugar, e o mais relevante, são uma transição fundamental para reduzir as emissões de CO2 e o recurso a combustíveis fósseis. Por outro lado, são carros mais económicos, com o custo por quilómetro a conseguir em muitos casos ser apenas ¼ do custo em combustíveis tradicionais.

O grande obstáculo à adoção do carro elétrico tem sido o seu custo inicial e, também, a manutenção - neste caso a bateria. Com a massificação da sua produção, o custo dos carros elétricos tem descido drasticamente ano após ano, havendo já vários modelos disponíveis na ordem dos 20 mil euros (ao qual se juntam incentivos europeus para baixar ainda mais o preço). Por outro lado, com a massificação da sua produção, também as baterias têm descido em grande escala os seus preços. E outro pormenor muitas vezes desprezado: a manutenção normal de um carro elétrico pode ser perto de metade do valor de um carro a combustível fóssil.

Um desportivo é mais do que um motor

Um desportivo é mais do que um motor e as principais marcas desta gama já começaram a provar isso. Por exemplo, os carros elétricos têm a bateria, na maioria das vezes, no chão do carro, o que traz um equilíbrio e distribuição de peso de excelência, útil particularmente na dinâmica das curvas.

Mas não só. A performance dos carros elétricos pode ser tão boa como a dos tradicionais, nomeadamente na aceleração: enquanto que com combustíveis tradicionais precisam de rotações elevadas para atingir todo o seu potencial, um carro elétrico desenvolve instantaneamente. E as grandes marcas estão prontas a explorar isso: um carro elegante, rápido e silencioso.

Outro pormenor para manter o prazer de condução é a escolha dos pneus certos. A Michelin, com a gama Pilot Sport, produz um pneu para os apaixonados da condução desportiva, otimizando a reatividade e a precisão na condução. O design deste pneu adapta-se facilmente à estrada, dando um controlo total sobre o carro - já reconhecido pelas principais revistas de testes europeias. Tal como os carros elétricos, a desportividade está feita para durar. Se o que o assusta num carro desportivo eléctrico é a autonomia, o Michelin Pilot Sport EV é a escolha a explorar. A Michelin foi a primeira marca a trabalhar em competições automobilísticas com carros eléctricos e usou a experiência para o seu desportivo do dia-a-dia, aliando a experiência de um carro desportivo à possibilidade de dar ao veículo uma maior autonomia. Alta performance, altamente rentável.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt