Mais rápido e mais sustentável

O percurso entre casa e o trabalho é, provavelmente, o mais comum das nossas vidas. Saiba como chegar mais rápido... o que pode não significar ir mais depressa.
Publicado a
Atualizado a

O tempo que demoramos entre casa e o trabalho é sempre motivo de queixas e, em muitos casos, de imenso stress. A boa notícia é que com planeamento conseguimos não só muitas vezes reduzir este tempo, mas também diminuir o seu custo... bem como o impacto desta viagem no ambiente.

Em primeiro lugar, é preciso fazer uma ressalva: o carro individual ainda é um dos meios de transporte mais utilizado pelos portugueses e, muitas vezes, é ao repensar esse meio que conseguimos ver melhorias. O uso do carro é um hábito que temos na nossa vida. Mas não é, de todo, o meio mais eficaz para poupar tempo e o ambiente. Muitas vezes damos como adquirida a ineficiência da rede de transportes públicos, que não corresponde à verdade, bem como o trajeto que temos de fazer.

Por exemplo, mesmo pegando no carro, talvez poupe tempo ao apenas o levar para a estação de comboios mais próxima ao invés de o levar até ao trabalho. Da mesma forma, mesmo que demore mais tempo até ao trabalho, ao contrário do tempo de condução este é tempo que pode ser útil, seja para lazer (como ler um livro) ou para trabalho (revendo a agenda para o dia ou lendo os emails antes de chegar). Então a regra para poupar tempo geralmente é deixar o carro mais perto de casa possível... se conseguir.

Adaptar horários e rotas inteligentes

Se há coisa que a pandemia nos provou é que a forma de trabalhar que dávamos por adquirida pode mudar e muitas vezes para melhor. Assim, a solução para poupar tempo na viagem entre casa e o trabalho pode muito bem estar em adaptar os seus horários, seja chegando mais cedo ou mais tarde (e respetivamente saindo mais cedo ou mais tarde) para contornar as horas de ponta.

Outra opção é fazer viagens mais inteligentes com recurso a tecnologia, em apps de navegação em tempo real. Muitas delas dão-nos alternativas de rota ao minuto. Por mais que achemos que sabemos todos os caminhos, na verdade é sempre um jogo de adivinhação - ao contrário destas apps, podemos saber todos os caminhos, mas não sabemos o nível de trânsito destes caminhos a cada minuto.

Isto não é uma corrida

Para poupar combustível e, por consequência, o ambiente deve também encontrar a velocidade ótima do seu carro. A velocidade em pequenas distâncias é uma ilusão. Um percurso de 30km a uma média de 120km/h dura-nos 15 minutos e a mesma distância a uma média de 90km/h dura 20 minutos. Os 5 minutos de diferença compensam o gasto extra de combustível (quanto mais rápido, mais combustível gasto) e o desgaste do carro? Provavelmente não.

Da mesma forma, pequenos detalhes podem poupar combustível e componentes do carro. Como por exemplo: pneus. A pressão dos pneus pode afetar a performance do carro e também o desgaste dos mesmos, pelo que rever a pressão a cada 2 meses é uma medida de boa gestão. Da mesma forma, escolher os pneus certos pode poupar o ambiente e dinheiro. A gama Cross Climate da Michelin é própria para qualquer estação do ano e, no último lançamento, apresenta um conjunto de materiais inovadores que oferece mais 20% de quilometragem face à concorrência. A eficiência está nos pequenos detalhes.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt