LABIRINTO

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No seu discurso na cerimónia comemorativa do 25 de Abril o Presidente da República voltou ao tema da qualidade da democracia, desta vez na vertente da participação dos jovens na política. Ou talvez melhor, das causas de não participação.

Os exemplos dados, recolhidos de um inquérito feito pela Universidade Católica, são impressivos no que diz respeito ao desconhecimento de elementos factuais da nossa vida pública actual ou recente.

Mas seria injusto estigmatizar os jovens portugueses por tal facto. Inquéritos semelhantes levados a cabo noutros países europeus conduziram a resultados equivalentes. E, contudo, os jovens de hoje têm acesso a um manancial de informação muito mais amplo e diversificado e, muitas vezes, interessam-se, desde muito cedo, por temas de que as gerações anteriores só viriam a ocupar-se numa idade mais adulta (saúde, ambiente, ajuda humanitária, por exemplo).

Contudo, o exemplo dado dos jovens portugueses poderia estender-se mesmo ao conjunto da população: há de facto uma diminuição do interesse pela política em geral e, consequentemente, uma contracção da participação dos cidadãos na vida pública.

Este alheamento das coisas públicas é mais saliente na esfera política, incluindo a quebra da filiação e da própria militância partidária. A maneira como (ainda) se fazem campanhas eleitorais em Portugal (e os custos inerentes) prova que o modelo de generosidade militante dos primórdios da democracia logo após o 25 de Abril já só se mantém como uma ficção: a forma é a mesma, mas o conteúdo é dado por uma máquina partidária oleada e especializada e por empresas de comunicação e de serviços vários que compõem o quadro.

Do mesmo modo, a quebra de participação afecta também o mundo sindical e um vasto espectro de organizações não governamentais. No ano passado uma conhecidíssima organização ambientalista internacional teve como tema dominante do seu congresso anual precisamente o tema da incapacidade de mobilização dos cidadãos para as suas causas e como a ultrapassar.

O problema, portanto, não é exclusivo da participação política e deriva de uma matriz cultural e de vida colectiva onde os valores da solidariedade, da partilha e da responsabilidade cívica estão em perda.

Mas não se pode diluir numa questão de ordem geral o que tem raízes específicas no caso da participação política.

Importa reconhecer, por isso, que, no mundo de comunicação global em que vivemos, a política constitui uma das actividades humanas que mais dificuldade tiveram em se adaptar às novas regras. Dito de outro modo: a política perdeu o seu "nicho de mercado" reservado, entrou em concorrência directa com outros "produtos" comunicacionais e... perdeu!

Perdeu por incapacidade de adaptação do discurso político aos novos ditames simplificados da mensagem que passa, seja na forma seja no conteúdo. E mesmo quando pretendeu mimetizar outras formas simplificadas de comunicação (de que os populistas de esquerda e de direita são bons exemplos), caiu na banalização ou no descrédito.

Vários inquéritos mostram uma queda abrupta da leitura dos jornais (onde, em tese, se publica o essencial da opinião política), com excepção dos jornais desportivos, fazendo com que cerca de 70% dos europeus digam que tudo o que sabem sobre política lhes vem através da televisão.

Mas na televisão a política foi praticamente banida do prime time, com excepção de alguns serviços públicos e, claro, dos canais de cabo especializados. Mesmo nos jornais televisivos, uma observação atenta do alinhamento prova que a política perdeu dominância e muitas vezes é incluída... porque não pode deixar de ser.

Por contraste, a Internet vai ganhando um espaço próprio no plano político, mas no limite ainda aspirando sobretudo a ser "repescada" pelos grandes meios de comunicação de massas.

Este fenómeno não resulta de uma conspiração tenebrosa contra a política e contra os políticos, como alguns por vezes dizem assumindo o papel de vítimas.

Mas que ele corresponde a um labirinto de que a política tal como é feita hoje ainda não sabe como sair, lá isso corresponde! |

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