Espanha esqueceu ligação ferroviária Sines/Badajoz

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A > leonor matias

ligação ferroviária entre Sines e Badajoz é considerada, pelas autoridades portuguesas, uma linha transeuropeia prioritária para o tráfego de mercadorias. Mas a verdade é que Espanha tem um projecto para reactivar linhas ferroviárias vocacionadas para o transporte de mercadorias, baptizado de «New Opera», que não contempla a ligação a Badajoz mas sim à linha da Beira Baixa.

Sines/Badajoz «é que é prioritário», afirmou ao DN uma fonte da Refer-Rede Ferroviária Nacional. A Linha da Beira Baixa, que entronca na da Beira Alta, em Vilar Formoso, embora também opere algum tráfego de mercadorias, está essencialmente vocacionada para o transporte de passageiros, quer regional e intercidades quer internacional, com o comboio Lusitânia, que faz a ligação à rede espanhola em Cáceres.

O projecto «New Opera»não está a ser desenvolvido em sintonia com Lisboa e foi mesmo recebido com alguma surpresa pelas autoridades ferroviárias portuguesas, precisamente porque o ponto de ligação entre as redes ibéricas é feita directamente na Linha da Beira Baixa, uma via inserida nas redes transeuropeias de transporte de passageiros, e cuja modernização, em curso, está a ser financiada com apoios comunitários.

«Não se percebe», diz a Refer, gestora da infra-estrutura ferroviária nacional, que os espanhóis apresentem um mapa sem ouvir as autoridades portuguesas nesta matéria (ver infografia).

O DN procurou até ao fecho desta edição ouvir a administração da CP Carga, empresa do universo da CP cuja actividade é o transporte de mercadorias, mas o seu responsável esteve indisponível.

A Linha da Beira Baixa não faz parte das linhas desactivadas, diz a mesma fonte da Refer. Aquela rede está a ser alvo de um projecto de investimento da ordem dos cem milhões de euros. Actualmente, a via até à Covilhã está concluída, estando em curso a electrificação, sinalização e telecomunicações até Castelo Branco, e prevê-se a finalização da modernização em Junho próximo.

Este projecto de modernização, iniciado em 1999, envolve a a construção da linha em bitola ibérica. A linha apresentada em Espanha pela Renfe, congénere da CP, aponta directamente para Torres Novas, onde se localiza o TVT - Terminal Multimodal do Vale do Tejo, uma plataforma logística, ligada por via ferroviária ao ramal do Entroncamento. O terminal é considerado o primeiro terminal multimodal a funcionar como porto seco em Portugal.

Sines é prioridade. As prioridades da Refer em matéria de transporte de mercadorias estão viradas para Sines/Badajoz, que também conta com o apoio de fundos comunitários.

O concurso para a construção do primeiro troço entre Casabranca/Évora está em fase de análise de propostas, e a adjudicação da obra deverá ocorrer até final de Março. A conclusão deste troço, avaliado em 20 milhões de euros, está prevista para o quarto trimestre deste ano. A linha será construída em travessa polivalente, que permite a circulação de comboios em bitola ibérica e europeia.

Os troços Sines/Casabranca e Évora/Badajoz estão em análise, sendo que o último está ser estudado com a Rave, com o objectivo de servir também o comboio de alta velocidade e reduzir custos.

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