ASML supera expetativas no quarto trimestre e dispara 4% em bolsa

ASML supera expetativas no quarto trimestre e dispara 4% em bolsa

A empresa neerlandesa, líder de mercado num aspeto da cadeia de produção dos 'chips', surpreendeu os mercados com um lucro acima do esperado e lançou perspetivas positivas para o início de 2026.
Publicado a
Atualizado a

Esta quinta-feira, 15 de janeiro, deverá ser mais um dia positivo para o setor tecnológico nas bolsas. A ASML bateu as perspetivas para o quarto trimestre do ano passado e anunciou perspetivas para o primeiro de 2026, num cocktail que está a deixar os investidores com um sorriso de orelha a orelha.

A ASML Holding está sediada nos Países Baixos e é líder mundial em máquinas de litografia, fundamentais na produção de chips semicondutores. Apresentou os resultados do quarto trimestre de 2025 e está a disparar 4% no mercado, levando consigo o setor.

As contas indicam que a faturação subiu 20,5% face ao mesmo período de 2024, ao atingir 1,046 biliões de dólares taiwaneses (28,47 mil milhões de euros), acima dos 1,034 biliões esperados (28,14 mil milhões de euros). Mas foi o lucro que mais surpreendeu os mercados.

É que, entre outubro e dezembro, este atingiu 505,74 mil milhões de dólares taiwaneses (13,77 mil milhões de euros), a superar os 478,37 mil milhões de dólares taiwaneses (13,03 mil milhões de euros) que estavam previstos.

Simultaneamente, a TSMC traçou a expetativa de que a receita do primeiro trimestre suba 4% em cadeia e 38% em termos homólogos, para entre 34,6 mil milhões de dólares ou 35,8 mil milhões de dólares.

image-fallback
Intel investe 4,1 mil milhões na holandesa ASML para acelerar produção

Ações em forte alta

Cotada na bolsa de Amsterdão, a ASML está a valorizar 4,06% perto das 10h20 de quinta-feira, até aos 1.128 euros por ação, depois de atingir um máximo histórico logo na abertura da sessão (às 8 horas de Lisboa), quando os títulos chegaram a rondar os 1,166 euros.

Os dados estão ainda a alavancar o setor, na medida em que o índice BE Semiconductors, que também negoceia em Amsterdão está a ganhar 5,08%.

ASML supera expetativas no quarto trimestre e dispara 4% em bolsa
Nvidia prepara novo superpoderoso chip de IA para a China
image-fallback
China pede à Holanda que não bloqueie acesso a tecnologia usada no fabrico de "chips"

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt