Aconteceu em 1933 - Hitler chanceler

DN de 31 de janeiro de 1933 noticiava o novo governo alemão, liderado pelos nazis.

"Hitler sobe ao poder", titulava o DN na primeira página de 31 de janeiro de 1933. A notícia sobre a formação do novo governo trazia a fotografia de Hitler, o novo chanceler, e de mais cinco figuras, uma delas Goering, que será um dos grandes aliados do líder nazi. Novas eleições confirmaram meses depois a tomada do poder por Hitler, que a partir de 1934 passou a intitular-se Führer.

Eleito num período de grande desemprego e prometendo contestar o Tratado de Versalhes, que humilhou a Alemanha como perdedora da Primeira Guerra Mundial, Hitler conseguiu nos primeiros anos de poder trazer crescimento à economia. Ao mesmo tempo, afastou os rivais políticos, dentro e fora do partido nazi, e lançou as bases da perseguição aos judeus. Em 1939 iniciou a Segunda Guerra Mundial com um ataque à Polónia e a Alemanha chegou a parecer em condições de vencer, sobretudo quando a França se rendeu e a Grã-Bretanha ficou sozinha no combate aos nazis (os EUA eram neutrais, a URSS tinha assinado um pacto de não agressão com Hitler).

Em maio de 1945, as tropas soviéticas entraram em Berlim e a Alemanha rendeu-se aos Aliados. Hitler já se tinha suicidado no bunker.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG