Inaugurada a ponte de Vila Franca

Foi um momento histórico há 68 anos quando a Ponte Marechal Carmona abriu ao público em Vila Franca de Xira.
Publicado a
Atualizado a

"Velha aspiração tornada realidade", lia-se na primeira página do Diário de Notícias de 31 de dezembro de 1951, o dia seguinte à data em que foi inaugurada a ponte de Vila Franca de Xira, a primeira travessia sobre o rio Tejo na região de Lisboa. "A ponte de Vila Franca ontem solenemente inaugurada perante o enorme regozijo das populações do Ribatejo e do Alentejo", foi o título principal da edição.

António de Oliveira Salazar e Craveiro Lopes, Presidente da República, presidiram à cerimónia de inauguração, com uma imagem do espetáculo realizado no evento a ilustrar a primeira página do DN. A ponte recebeu o nome Marechal Carmona, com um pequeno monumento a ser erigido no local. O militar que tinha sido Presidente da República morreu em abril deste ano de 1951.

Na primeira página deste último dia do ano, o DN destacava ainda a vitória do Sporting para as competições europeias de futebol. Os leões venceram por 3-0 o Admira da Áustria e a foto de capa trazia o mítico Jesus Correia, numa das muitas oportunidades de golo.

O noticiário internacional também merecia destaque, com títulos para os confrontos na Pérsia (Irão) durante as eleições, com mortos e feridos, e a situação no Sudão, ainda colónia partilhada pelo Reino Unido e pelo Egito. A independência deste país africano teve lugar anos mais tarde, em 1956.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt