Premium Metro. Linha circular e obras em estações avançam

Estudo para ligar São Sebastião a Campo de Ourique pode avançar em 2019. A festejar o 60.º aniversário empresa inicia fecho da Linha Verde. Estações do Intendente, Marquês de Pombal e Praça de Espanha vão para obras

Obras em quatro estações, provavelmente o fim da intervenção em Arroios, que dura desde julho de 2017, e o início dos trabalhos para a construção da ligação entre o Cais do Sodré e o Rato, passando a Linha Verde a ter um trajeto circular. E até pode avançar um estudo para a expansão da Linha Vermelha de São Sebastião a Campo de Ourique.

Este é o panorama que se avizinha para o Metropolitano de Lisboa no ano em que vai comemorar o 60.º aniversário da abertura ao público: 29 de dezembro de 1949. Na altura, Lisboa tinha quatro estações: Sete Rios (Jardim Zoológico), Entrecampos, Rotunda (Marquês de Pombal) e Restauradores. Atualmente, a rede tem 56 e em 2023 ficará com mais duas: Estrela e Santos, caso sejam cumpridos os prazos que a administração da empresa prevê.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Entrevista a Victor Ângelo

"Há uma competição muito grande entre os EUA e a China e vai agravar-se"

Victor Ângelo foi o mais alto funcionário português nas Nações Unidas, chegando ao nível de secretário-geral adjunto. Representou a organização em vários países de África e preocupa-o o futuro de um continente em que os jovens querem emigrar. Analisa o risco da crescente competição entre as grandes potências.

Premium

Crónica de Televisão

Os índices dos níveis da cadência da normalidade

À medida que o primeiro dia da crise energética se aproximava, várias dúvidas assaltavam o espírito de todos os portugueses. Os canais de notícias continuariam a ter meios para fazer directos em estações de serviço semidesertas? Os circuitos de distribuição de vox pop seriam afectados? A língua portuguesa resistiria ao ataque concertado de dezenas de repórteres exaustos - a misturar metáforas, mutilar lugares-comuns ou a começar cada frase com a palavra "efectivamente"?