Premium Metro. Linha circular e obras em estações avançam

Estudo para ligar São Sebastião a Campo de Ourique pode avançar em 2019. A festejar o 60.º aniversário empresa inicia fecho da Linha Verde. Estações do Intendente, Marquês de Pombal e Praça de Espanha vão para obras

Obras em quatro estações, provavelmente o fim da intervenção em Arroios, que dura desde julho de 2017, e o início dos trabalhos para a construção da ligação entre o Cais do Sodré e o Rato, passando a Linha Verde a ter um trajeto circular. E até pode avançar um estudo para a expansão da Linha Vermelha de São Sebastião a Campo de Ourique.

Este é o panorama que se avizinha para o Metropolitano de Lisboa no ano em que vai comemorar o 60.º aniversário da abertura ao público: 29 de dezembro de 1949. Na altura, Lisboa tinha quatro estações: Sete Rios (Jardim Zoológico), Entrecampos, Rotunda (Marquês de Pombal) e Restauradores. Atualmente, a rede tem 56 e em 2023 ficará com mais duas: Estrela e Santos, caso sejam cumpridos os prazos que a administração da empresa prevê.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Daniel Deusdado

"Petróleo, não!" Nesta semana já estivemos perto

1. Uma coisa é termos uma vaga ideia de quão estupidamente dependemos dos combustíveis fósseis. Outra, vivê-la em concreto. Obrigado aos grevistas. A memória perdida sobre o "petróleo" voltou. Ficou a nu que temos de fugir dos senhores feudais do Médio Oriente, das oligopolísticas, campanhas energéticas com preços afinados ao milésimo de euro e, finalmente, deste tipo de sindicatos e associações patronais com um poder absolutamente desproporcionado.