Portugal cai na final. Espanha campeã europeia de sub-19 pela 11.º vez

Seleção portuguesa derrotada em Yerevan, capital da Arménia, pela congénere espanhola (0-2). Espanha torna-se o país mais vezes vencedor do Europeu de sub-18/19, com 11 conquistas

Portugal foi derrotado na final do Campeonato da Europa de sub-19 por Espanha, por 0-2, em partida realizada em Yerevan, capital da Arménia.

Dois golos do extremo do Valencia, Ferran Torres, o primeiro aos 34 minutos através de um remate à meia volta e o segundo aos 51 na sequência de um cruzamento de Miranda, deram o 11.º título europeu sub-18/19 aos espanhóis, que saltam para a liderança no ranking de vencedores, passando Inglaterra.

Nesse ranking, Portugal surge na sexta posição, com quatro títulos, também atrás de França (oito), Alemanha (seis) e União Soviética (seis).

Na fase de grupos, a seleção portuguesa começou por vencer a candidata Itália (3-0), empatou com a Espanha (1-1) e goleou a Arménia (4-0). Nas meias-finais voltou a brilhar e aplicou chapa quatro à Rep. da Irlanda.

Esta foi a terceira final seguida da seleção agora treinada por Filipe Ramos (ex-jogador do Sporting que foi campeão do mundo de sub-20 em Riade, 1989) e a 13.ª de sempre deste escalão em Europeus, nos quais Portugal ganhou quatro edições (1961, 1994, 1999 e 2018).

De resto, a final deste sábado foi a 25.ª da história das seleções jovens nacionais (Europeus e Mundiais incluídos). Às 13 no escalão de sub-18/19 em Campeonatos da Europa (quatro vitórias), juntam-se sete em sub16/17 (seis triunfos), duas em sub-21 (único escalão que Portugal não conseguiu vencer qualquer competição) e depois mais três em Mundiais de sub-20, prova que a equipa das quinas venceu por duas vezes - Riade 1989 e Lisboa 1991.

Melhor marcador é português

Gonçalo Ramos, 18 anos, é o melhor marcador da seleção no Europeu, com quatro golos. Marcou um à Itália na fase de grupos e destacou-se com um hat trick na meia-final com a República da Irlanda. O avançado do Benfica é um bom exemplo de como este grupo de jogadores tem evoluído jogando pelos respetivos clube em escalões acima, pois além dos 21 jogos que fez pelos juniores encarnados, participou em cinco partidas pela equipa B do Benfica e fez ainda mais três jogos na Liga Revelação.

Exclusivos