Aconteceu em 1950 - Os acordos de auxílio militar americano

Na primeira página do Diário de Notícias de 28 de janeiro de 1950, dava-se conta da assinatura em Washington de acordos para o auxílio a países como França, Bélgica, Holanda, Noruega, Dinamarca, Inglaterra e Luxemburgo no âmbito do Pacto do Atlântico.

"Os Estados Unidos assinaram hoje acordos bilaterais para o rearmamento da área do Atlântico Norte com os seguintes países: França, Holanda, Luxemburgo, Noruega, Grã-Bretanha e Dinamarca", começa a notícia de primeira página do Diário de Notícias de 28 de janeiro de 1950.

Intitulada "O Pacto Atlântico: os acordos de auxílio militar americano", a notícia explica ainda que "o acordo com a Itália tomou a forma de troca de notas entre os governos de Washington e de Roma", não tendo sido assinado qualquer documento.

Menos de cinco anos depois do fim da II Guerra Mundial, estes acordos "estabelecem as condições em que cada um dos oito países receberão auxílio militar dos Estados Unidos dentro da verba de mil milhões de dólares do programa do presidente Truman para o rearmamento da zona do Atlântico Norte".

Na primeira página do DN deste dia, esta notícia dividia o protagonismo com outras como: "Males crónicos e acessos agudos da política económica internacional", "Coimbra cria novos meios de vida mas não perde os seus encantos" ou "Um túnel com vento a 1500 milhas por hora".

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG