Premium Os deputados britânicos que conseguiram mudar o curso do Brexit

Dominique Grieve, Oliver Letwin, Hilary Benn e Phillip Lee são alguns dos deputados do Parlamento britânico na linha da frente do combate com o governo sobre o Brexit. Tanto na era de May como agora na de Boris.

A guerra entre deputados e governo britânico por causa do Brexit já vai longa e não dá mostras de acabar. Muitas emendas sobre o acordo negociado entre Londres e a UE27 foram apresentadas, debatidas, rejeitadas e aprovadas. Muitas dissidências, demissões, conspirações e troca de acusações aconteceram. Pelo meio, duas suspensões do Parlamento, uma considerada ilegal e a outra legal. Quem são os deputados que têm desafiado os líderes do governo conservador e têm estado na linha da frente do combate que alterou o curso da saída do Reino Unido da UE, inicialmente prevista para 29 de março?

Em dezembro de 2017, já Theresa May tinha sido obrigada pelo tribunal a pedir o consentimento do Parlamento para ativar o artigo 50.º do Tratado de Lisboa e perdido a maioria absoluta que os conservadores detinham nas eleições antecipadas, o deputado conservador e antigo procurador-geral britânico Dominic Grieve apresentou uma emenda à lei que enquadra a saída britânica da União Europeia.

Ler mais

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG