exclusivo
27 FEV 2020
27 fevereiro 2020 às 00h06

Alphonso Davies. Viveu num campo de refugiados e agora brilha na Champions

Nasceu há 19 anos no Gana, para onde a família fugiu da sangrenta guerra civil na Libéria. No Canadá, os pais reconstruíram a vida e o talento do jovem que atravessou fronteiras. Em Londres, mostrou as suas qualidades na Liga dos Campeões ao serviço do Bayern.

O jovem Alphonso Davies foi uma das principais estrelas na vitória do Bayern de Munique em Londres frente ao Chelsea, na terça-feira, que garante praticamente o apuramento dos campeões alemães para os quartos-de-final da Liga dos Campeões.

Aos 76 minutos, o jovem de 19 anos arrancou pelo lado esquerdo e ofereceu ao goleador Lewandowski o 3-0 com que os bávaros brindaram o público que encheu o estádio Stamford Bridge. Aquele a que chamam o Expresso de Buduburam estava apresentado à elite do futebol como um dos mais promissores jogadores da geração de 2000.

Alphonso tem apenas 19 anos, mas uma vida atribulada para contar. Nasceu a 2 de novembro de 2000 num campo de refugiados de Buduburam, a cerca de 45 quilómetros de Acra, a capital do Gana. É, por isso, ganês de nascimento, mas os pais são da Libéria, de onde fugiram por causa da guerra civil.

"Era difícil sobreviver porque a única forma de o conseguirmos era andarmos de arma na mão, mas não tínhamos qualquer interesse em fazê-lo, por isso decidimos fugir", contou Debeah, pai de Alphonso, que na altura enfrentava uma luta dura para encontrar água potável e comida para conseguir manter-se vivo. Foi por isso que fugiu com a mulher, Victoria, que recorda um cenário "terrível": "Tínhamos de andar por cima dos cadáveres para encontrar comida."

Recomeçar a vida no Canadá

No campo de refugiados aderiram a um programa para refazer a vida noutro ponto do mundo. Debeah preencheu então um formulário para ir para o Canadá, foi a uma entrevista e, no fim de todo este processo, foi escolhido para recomeçar a vida na América do Norte.

Alphonso tinha 5 anos e não conhecia outra realidade senão a de Buduburam. A família estabeleceu-se então na cidade de Edmonton, onde o pai e a mãe passavam longas horas a trabalhar, o que obrigava o agora jogador do Bayern a cuidar dos seus dois irmãos mais novos ao mesmo tempo que frequentava a escola católica Madre Teresa, onde o seu talento começou a destacar-se no atletismo, basquetebol, mas não só.

"O nosso pequeno Alphonso era daqueles miúdos que tinha um sorriso permanente no rosto, sempre a dançar nos corredores", recorda a professora de desporto Melissa Guzzo, que acabou por ser a primeira a reconhecer o talento do rapaz e a dar um primeiro impulso para uma carreira profissional.

Melissa entrou em contacto com Tim Adams, fundador da Free Footie, uma escola de futebol gratuita. Estava ali um talento incomum. "Assim que o vi dar o primeiro toque na bola, percebi que o Alphonso tinha um dom", contou Adams, que pediu ao amigo Marco Bossio, treinador da Academia de Futebol de Saint Nicholas, que fosse ver aquele prodígio. Ficou encantado. "Havia algo de especial nele. Tinha velocidade de pés e na condução de bola, algo incomum naquela idade", revelou o técnico que o convidou para jogar na sua equipa na temporada seguinte. E assim foi.

Primeiro jogo na MLS aos 15 anos

Aos poucos, Alphonso foi percebendo que poderia ser futebolista profissional. Aos 14 anos, nove depois de começar uma nova vida no Canadá, o jovem ganês de origem liberiana matriculou-se na academia dos Vancouver Whitecaps, clube cuja equipa profissional atua na MLS. Os progressos foram imediatos e não surpreendeu que com apenas 15 anos, oito meses e 15 dias fizesse o seu primeiro jogo na liga profissional norte-americana, a MLS. Foi numa partida, em casa, frente ao Orlando City, que terminou empatada 2-2.

A 14 de junho de 2017, uma semana depois de lhe ter sido concedida a nacionalidade canadiana, estreou-se na principal seleção do Canadá, na vitória frente a Curaçau, por 2-1. Era mais um passo na sua ascensão meteórica. "Foi um momento muito importante para a minha família. Significa muito para mim representar o país onde vivi a maior parte da minha vida", sublinhou o então extremo-esquerdo dos Whitecaps.

Menos de um mês depois, ainda com 16 anos, Alphonso Davies tornou-se o mais jovem de sempre a marcar pelo Canadá e fê-lo logo por duas vezes frente à Guiana Francesa, para a Gold Cup. O seu nome começava então a correr o mundo.

O rapaz que nasceu num campo de refugiados no Gana nunca esqueceu aquilo por que passou até atingir uma vida estável no Canadá. E isso foi bem claro quando foi convidado a falar num congresso da FIFA no âmbito da candidatura da América do Norte a receber o Mundial de 2026.

"É uma grande honra falar para vocês. O meu nome é Alphonso Davies. Os meus pais são da Libéria e fugiram da guerra civil. Eu nasci no Gana, num campo de refugiados. Era uma vida dura. Quando tinha 5 anos, um país chamado Canadá acolheu-nos e os rapazes da minha equipa de futebol fizeram-me sentir em casa. Agora tenho 17 anos e jogo pela equipa nacional e sou um orgulhoso cidadão canadiano. O meu sonho é um dia jogar no Campeonato do Mundo", disse no discurso, perante uma vasta plateia, que mereceu aplausos e elogios.

Bayern contrata-o por 11,5 milhões

No campo, as qualidades de Alphonso Davies já não passavam despercebidas e acabou por não ser surpresa quando em outubro de 2018, ainda com 17 anos, assinou um contrato de cinco anos com o Bayern de Munique, com o gigante clube alemão a pagar 11,5 milhões de euros aos Vancouver Whitecaps pela transferência.

A estreia pelos bávaros foi a 27 de janeiro de 2019, frente ao Estugarda, acabando por conquistar o seu primeiro título de campeão alemão, num Bayern que contava também com o português Renato Sanches.

imagem Imagens DN\2020\02\ng-4d1fdaa7-09a2-4ca6-b412-fa1819d65e62.jpg

Aos poucos, Davies foi começando a ganhar o seu espaço na equipa, sobretudo a partir do momento em que recuou no terreno, tornando-se um defesa esquerdo de grande vocação ofensiva, como se viu em Londres, na terça-feira, quando arrancou pelo seu flanco até oferecer o golo a Lewandowski. Nesta época está a ser uma das figuras do Bayern Munique. Ganhou a titularidade, já realizou 26 jogos, marcou um golo e já fez três assistências. A última na vitória contra o Chelsea.

Alphonso Davies é um futebolista para acompanhar com muita atenção no futuro - Hasan Salihamidzic, diretor desportivo do Bayern de Munique, já disse que se trata de um dos melhores jogadores da sua geração. E o que ele passou para aqui chegar...