Premium

Brasil

Dez promessas do Brasileirão 2019 segundo Jardel, André Cruz e Aloísio

Vinicius Junior, Lucas Paquetá e Arthur foram os nomes que saltaram diretamente do campeonato brasileiro para os tubarões da Europa no ano passado. Quem serão os próximos?

A fábrica de talentos chamada Brasil aparenta estar de volta aos melhores dias. Só no ano passado, saíram três jogadores diretamente de clubes brasileiros para colossos europeus sem necessitarem de escalas em emblemas ou ligas de menor dimensão: Vinicius Junior do Flamengo para o Real Madrid (45 milhões de euros), Lucas Paquetá do Flamengo para o AC Milan (35 M) e Arthur do Grêmio para o Barcelona (31 M). Isto para não falar de Éder Militão, que nem precisou de um ano no FC Porto para captar a atenção do Real Madrid.

Mais do que as transferências e o valor das mesmas, importa salientar o proveito que os clubes tubarões europeus têm tido dos craques brasileiros. Vinicius Junior começou por ser preterido por Julen Lopetegui no Real Madrid, mas agarrou a titularidade com Solari apesar da forte concorrência de Asensio, Isco ou Bale e só saiu das opções devido a uma lesão sofrida no início de março. Paquetá chegou em janeiro a Milão, sem férias há um ano e com o campeonato italiano em andamento, mas teve uma adaptação sensacional a ponto de já ter disputado 15 partidas e apenas uma ter sido como suplente utilizado. E Arthur, apesar de concorrer com nomes como Vidal, Rakitic ou Coutinho, soma 40 encontros pelos catalães na época de estreia.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Benfica

Benfica. Os jogadores com mercado, a garantia de Vieira e a folga financeira

A época terminou, o Benfica conquistou o 37.º título da sua história e em breve vão começar as movimentações do mercado. João Félix é o jogador mais cobiçado, mas há também Rúben Dias, Grimaldo e outros. Se prevalecer a palavra de Vieira, nenhum dos miúdos formados em casa sairá por menos da cláusula de rescisão. Será mesmo assim?