"O maior do mundo". Mangualde recebe supercarrilhão para dois concertos de Páscoa

Os concertos do carrilhão Lvsitanvs estão agendados para Sexta-Feira Santa, mas a Câmara Municipal já avisou a população para ficar em casa a ouvir o espetáculo.

O carrilhão Lvsitanvs, "o maior e mais pesado do mundo em itinerância", chega a Mangualde em abril para assinalar a Páscoa com dois concertos no concelho, anunciou ontem a autarquia local.

"O carrilhão Lvsitanvs chega a Mangualde no dia 2 de abril para assinalar a Páscoa com dois concertos, apresentando temas para todos os gostos musicais, desde o mais erudito ao mais popular", refere um comunicado de imprensa.

Segundo a Câmara Municipal de Mangualde, trata-se de "um carrilhão tipicamente português e uma novidade única na Península Ibérica, e está a despertar o interesse e a curiosidade entre os amantes da música devido à sua versatilidade em criar obras musicais dos mais variados estilos".

Os concertos estão marcados para o dia 2 de abril, feriado de Sexta-Feira Santa, às 15h00, na freguesia de Chãs de Tavares e, à noite, às 21h30, no Largo Dr. Couto, no centro de Mangualde. Ainda assim, a autarquia avisa que "não será permitida assistência no local nem aglomerações". "O município convida a população a assistir aos concertos em suas casas, uma vez que o som do concerto será ouvido nas ruas envolventes aos locais indicados", explica a nota de imprensa.

O carrilhão Lvsitanvs, refere o comunicado, "é o maior e mais pesado carrilhão itinerante do mundo e é composto por 63 sinos, pesa aproximadamente 12 toneladas e está apoiado sobre um semirreboque porta-contentores".

"Apesar do seu peso, anda desde 2015 a dar música pelo país fora movimentado apenas por um trator e apresenta uma grande mobilidade quer seja em recintos fechados ou ao ar livre, a solo ou com outros instrumentos ou agrupamentos. E tem marcado presença em audições de música erudita, arraiais e festas medievais", diz a nota de imprensa, acrescentando que o carrilhão Lvsitanvs tem "interpretado temas que vão do erudito ao popular e poderá proporcionar belos momentos musicais, tanto em audições de música clássica como pop rock ou popular em variados ambientes".

"Tratando-se de uma novidade única em Portugal e na Península Ibérica, o carrilhão Lvsitanvs está a despertar grande interesse nos amantes da música, e, consequentemente, a incentivar uma nova forma de ouvir música", defende ainda a autarquia de Mangualde, que procura proporcionar uma Páscoa diferente em tempos de confinamento.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG