Aconteceu em 1953 - O príncipe Carlos nasceu herdeiro de um trono

Numa série a antecipar a coroação de Isabel II como rainha de Inglaterra, o DN de 24 de março de 1953 dedica grande parte da primeira página ao filho mais velho da monarca, Carlos, que descreve como "um pequeno rei".

"O príncipe e a etiqueta real - o herdeiro e sua irmã -, um automóvel aerodinâmico com pedais... e telefonia - A avó e um passeio agitado." Era este o resumo que o Diário de Notícias fazia, na primeira página da edição de 24 de março de 1953, do texto que dedicava ao príncipe Carlos, filho mais velho e herdeiro da rainha Isabel II.

Monarca desde a morte do pai, Jorge VI, em fevereiro do 1952, Isabel II só seria coroada rainha a 2 de junho de 1953. Mas na antecipação da cerimónia na Abadia de Westminster, o DN dedicou uma série de artigos à família real.

"Era uma vez um rapazinho que, com a sua pequena irmã, numa certa manhã de junho esteve no sétimo céu", começa o texto. O rapazinho é o príncipe Carlos de Inglaterra, e a irmã, a princesa Ana. Ele tinha então 5 anos, ela 3. E o autor conta como Carlos, apesar da tenra idade, já é grande conhecedor do protocolo e como "se viaja de carro através das ruas de Londres, não desconhece que lhe compete responder aos aplausos do público com um aceno".

A ilustrar o texto, duas fotos: uma da rainha Isabel com os dois filhos, outra da monarca com Carlos, estando o príncipe instalado no tal carro com pedais referido no início do artigo.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG