Filipa Oliveira é resaturadora conservadora, tem 47 anos, trabalha há mais de 20 e ainda é campeão no
Premium

construção civil

As mulheres estão a meter a mão nas obras

Em 2018, Portugal tinha 22 mil mulheres a trabalhar no setor da construção civil. Mais do que no ano anterior, mas não tantas como muitos gostariam. Falta quebrar estereótipos do que é ou não adequado para a mulher. O certo é que elas fazem de tudo nas obras...

"A mulher não é só casa
mulher-loiça
mulher-cama
ela é também mulher-asa
mulher-força
mulher-chama."

Lembro-me do dia em que a professora de Português me apresentou o poema de Ary dos Santos "Mulheres". Lembro-me de me dizerem que o deveria recordar sempre que me sentisse sem coragem para avançar. Lembro-me de me aconselharem: "Se já o tens contigo, agora também o deves partilhar." Lembro-me de situações em que o fiz e de momentos em que as palavras me regressaram à memória. E tal voltou a acontecer. Há poucos dias quando falava com mulheres que escolheram uma profissão e uma carreira num mundo que ainda é dos homens.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Nuno Severiano Teixeira

"O soldado Milhões é um símbolo da capacidade heroica" portuguesa

Entrevista a Nuno Severiano Teixeira, professor catedrático na Universidade Nova de Lisboa e antigo ministro da Defesa. O autor de The Portuguese at War, um livro agora editado exclusivamente em Inglaterra a pedido da Sussex Academic Press, fala da história militar do país e da evolução tremenda das nossas Forças Armadas desde a chegada da democracia.

Premium

Ferreira Fernandes

A angústia de um espanhol no momento do referendo

Fernando Rosales, vou começar a inventá-lo, nasceu em Saucelle, numa margem do rio Douro. Se fosse na outra, seria português. Assim, é espanhol. Prossigo a invenção, verdadeira: era garoto, os seus pais levaram-no de férias a Barcelona. Foram ver um parque. Logo ficou com um daqueles nomes que se transformam no trenó Rosebud das nossas vidas: Parque Güell. Na verdade, saberia só mais tarde, era Barcelona, toda ela.