Filipa Oliveira é resaturadora conservadora, tem 47 anos, trabalha há mais de 20 e ainda é campeão no
Premium

construção civil

As mulheres estão a meter a mão nas obras

Em 2018, Portugal tinha 22 mil mulheres a trabalhar no setor da construção civil. Mais do que no ano anterior, mas não tantas como muitos gostariam. Falta quebrar estereótipos do que é ou não adequado para a mulher. O certo é que elas fazem de tudo nas obras...

"A mulher não é só casa
mulher-loiça
mulher-cama
ela é também mulher-asa
mulher-força
mulher-chama."

Lembro-me do dia em que a professora de Português me apresentou o poema de Ary dos Santos "Mulheres". Lembro-me de me dizerem que o deveria recordar sempre que me sentisse sem coragem para avançar. Lembro-me de me aconselharem: "Se já o tens contigo, agora também o deves partilhar." Lembro-me de situações em que o fiz e de momentos em que as palavras me regressaram à memória. E tal voltou a acontecer. Há poucos dias quando falava com mulheres que escolheram uma profissão e uma carreira num mundo que ainda é dos homens.

Ler mais

Exclusivos

Premium

EUA

Elizabeth Warren tem um plano

Donald Trump continua com níveis baixos de aprovação nacional, mas capacidade muito elevada de manter a fidelidade republicana. A oportunidade para travar a reeleição do mais bizarro presidente que a história recente da América revelou existe: entre 55% e 60% dos eleitores garantem que Trump não merece segundo mandato. A chave está em saber se os democratas vão ser capazes de mobilizar para as urnas essa maioria anti-Trump que, para já, é só virtual. Em tempos normais, o centrismo experiente de Joe Biden seria a escolha mais avisada. Mas os EUA não vivem tempos normais. Kennedy apontou para a Lua e alimentava o "sonho americano". Obama oferecia a garantia de que ainda era possível acreditar nisso (yes we can). Elizabeth Warren pode não ter ambições tão inspiradoras - mas tem um plano. E esse plano da senadora corajosa e frontal do Massachusetts pode mesmo ser a maior ameaça a Donald Trump.