Exclusivo Meteorologia: o desafio de comunicar com rigor na era da informação ao segundo
O novo mundo, imediato e, por vezes, cedendo à urgência de informar antes de confirmar, revela-se campo de desafio para as previsões meteorológicas. Informar em tempo real, sem gerar confusão nos públicos, são metas apontadas pelo meteorologista do IPMA Nuno Lopes.

O novo radar do IPMA nos Açores.
Sem perder as qualidades que há muito lhe dão bom pretexto para início de conversa, o estado do tempo assume, atualmente, outros contornos, como o mediatismo nos media, mas também nas redes sociais. Do clássico boletim meteorológico, passámos a informação ao momento, com carácter local, de curto, médio e longo prazo. Hoje, nomeamos tempestades, tornando-as protagonistas da atmosfera, estamos atentos aos avisos meteorológicos, às imagens captadas por satélites e radares. Uma cartilha da nova meteorologia que desfiamos com o meteorologista Nuno Lopes, chefe de divisão de previsão meteorológica do IPMA.
A meteorologia mediatizou-se nos meios de comunicação social e nas redes sociais. Este é um novo desafio para os meteorologistas na forma como comunicam?