Premium MIT quer pôr aviões e submarinos a comunicar entre si

Por enquanto, os submarinos não conseguem comunicar diretamente com algo que esteja no ar, por limitações físicas de sinal, que sofre interferências da água. Mas há investigadores do MIT que querem mudar essa situação.

Os investigadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) estão a desenvolver um projeto que, através de uma mistura de sonares e radares, conseguirá estabelecer comunicação entre algo que está debaixo de água, como um submarino, e um transporte aéreo.

Segundo os investigadores, a ideia é que o sistema sem fios envie um sinal de sonar para a superfície, com as diferentes vibrações emitidas a corresponderem a código binário, que transmite a informação através de 0 e 1.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Espanha

Bolas de aço, berlindes, fisgas e ácido. Jovens lançaram o caos na Catalunha

Eram jovens, alguns quase adultos, outros mais adolescentes, deixaram a Catalunha em estado de sítio. Segundo a polícia, atuaram organizadamente e estavam bem treinados. José Manuel Anes, especialista português em segurança e criminalidade, acredita que pertenciam aos grupos anarquistas que têm como causa "a destruição e o caos" e não a luta independentista.