Premium MIT quer pôr aviões e submarinos a comunicar entre si

Por enquanto, os submarinos não conseguem comunicar diretamente com algo que esteja no ar, por limitações físicas de sinal, que sofre interferências da água. Mas há investigadores do MIT que querem mudar essa situação.

Os investigadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) estão a desenvolver um projeto que, através de uma mistura de sonares e radares, conseguirá estabelecer comunicação entre algo que está debaixo de água, como um submarino, e um transporte aéreo.

Segundo os investigadores, a ideia é que o sistema sem fios envie um sinal de sonar para a superfície, com as diferentes vibrações emitidas a corresponderem a código binário, que transmite a informação através de 0 e 1.

Acima da água, um radar de altas frequências consegue captar a informação e processá-la para que possa ser novamente transmitida. A abordagem inicial ao projeto feita pelo MIT conta com condições de mar com ondas de pequenas dimensões, com apenas 16 centímetros de altura. No entanto, o MIT espera conseguir testar este tipo de comunicação em condições de mar mais agrestes.

A ideia deste projeto não é a de pôr submarinos a enviar fotos ou a fazer grandes comunicações de voz com aviões. A lógica é a de que esta comunicação funcione de uma forma unilateral, para que os submarinos possam saber se estão a navegar por uma área segura.

Ler mais

Exclusivos