Premium Seleção de sub-20: atual geração tem mais rodagem do que os campeões mundiais de 1989 e 1991

Os antigos campeões do mundo Paulo Alves e Fernando Nélson concordam que a experiência ao mais alto nível desta equipa poderá ser decisiva para uma boa participação portuguesa no Campeonato do Mundo que começa nesta quinta-feira na Polónia. Portugal estreia-se no sábado com a Coreia do Sul

A seleção portuguesa parte como uma das favoritas à vitória no Campeonato do Mundo de sub-20, que arranca nesta quinta-feira, na Polónia. Logo à partida pela grande qualidade que existe no lote de convocados do selecionador nacional, Hélio Sousa, apesar de a grande estrela, João Félix, ter ficado de fora. E também porque grande parte destes jogadores sagraram-se campeões europeus de sub-17, em 2016, e de sub-19, no ano passado. Dos eleitos destacam-se os nomes de Rafael Leão, Diogo Dalot, Gedson Fernandes, Florentino Luís e Diogo Leite. Esta será a 12.ª participação portuguesa no Mundial da categoria (em 22 edições) e Hélio Sousa já assumiu que a equipa parte à conquista da terceira vitória, depois dos títulos de Riade 1989 e Lisboa 1991.

Para tentar alcançar esse feito, o técnico nacional conta com um apreciável lote de futebolistas com experiência ao serviço dos seus clubes. Analisando os 21 convocados, cinco têm uma boa taxa de utilização nas equipas principais: Diogo Dalot (Manchester United), Rúben Vinagre (Wolverhampton), Gedson Fernandes e Florentino (ambos no Benfica) e Rafael Leão (Lille). Inclusivamente, Gedson e Florentino foram campeões nacionais, tal como Jota, embora este tenha sido pouco utilizado na equipa principal do Benfica.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Margarida Balseiro Lopes

Legalização do lobbying

No dia 7 de junho foi aprovada, na Assembleia da República, a legalização do lobbying. Esta regulamentação possibilitará a participação dos cidadãos e das empresas nos processos de formação das decisões públicas, algo fundamental num Estado de direito democrático. Além dos efeitos práticos que terá o controlo desta atividade, a aprovação desta lei traz uma mensagem muito importante para a sociedade: a de que também a classe política está empenhada em aumentar a transparência e em restaurar a confiança dos cidadãos no poder político.