Exclusivo Aconteceu em 1963 - Tratado histórico. França e Alemanha deixam para trás "rivalidade secular"
O Tratado de Eliseu estabeleceu as relações bilaterais entre a França e a Alemanha e marcou a reconciliação dos dois países após a Segunda Guerra Mundial. Foi assinado a 22 de janeiro de 1963 e o momento histórico fez a primeira página do DN.

A edição de 23 de janeiro do DN tinha em grande destaque o momento histórico da assinatura do Tratado de Eliseu entre a Alemanha e a França, que marcava a reconciliação entre os dois países após a Segunda Guerra Mundial
Há 57 anos, no dia 22 de janeiro de 1963, vivia-se um momento histórico na relação entre a França e a Alemanha. Era assinado o Tratado do Eliseu, que marcou a reconciliação dos dois países após a Segunda Guerra Mundial. "Uma decisão histórica", lia-se na edição do DN do dia seguinte, em que se dava destaque à assinatura do documento.
Com este tratado, assinado pelo presidente francês Charles de Gaulle e pelo chanceler alemão Konrad Adenauer, os dois países comprometem-se "a abandonar a sua rivalidade secular" e a cooperar "como amigos" no futuro, escrevia o jornal.