Jovens usaram bolas e garrafas com ácido.
Premium

Catalunha

Bolas de aço, berlindes, fisgas e ácido. Quem são os jovens que lançaram o caos na Catalunha?

Eram jovens, alguns quase adultos, outros mais adolescentes, deixaram a Catalunha em estado de sítio. Segundo a polícia, atuaram organizadamente e estavam bem treinados. José Manuel Anes, especialista português em segurança e criminalidade, acredita que pertenciam aos grupos anarquistas que têm como causa "a destruição e o caos" e não a luta independentista.

"Nunca tínhamos vivido semelhante violência contra nós." "Chegámos a pensar que nos iam linchar." É desta forma que fontes policiais catalãs descreveram ao jornal El País a violência vivida desde segunda-feira na Catalunha, sobretudo na noite de sexta-feira e na madrugada de sábado, nas manifestações que protestavam contra a sentença que condenou os dirigentes independentistas a penas entre nove e 13 anos de prisão.

Segundo dão a entender os jornais espanhóis, as forças policiais foram surpreendidas com tamanha violência, as autoridades políticas e a população em geral também. "Foram manifestações de violência que nada tiveram que ver com outras, de há muitos anos, realizadas em nome da causa independentista", alerta José Manuel Anes, especialista em segurança e criminalidade e ex-presidente do Observatório da Segurança.

Ler mais

Exclusivos