
futebol
Seleção. Os craques que nasceram no tempo errado
Um Europeu ou um Mundial sem Portugal? Impossível no século XXI. Mas já foi bem diferente, o que deixou vários craques do futebol português sem hipótese de brilhar com a seleção num grande palco. De João Alves a Peyroteo.
Portugal arranca na sexta-feira, frente à Ucrânia, a fase de qualificação para o Europeu 2020, onde espera marcar presença numa fase final de uma grande competição pela 11.ª vez consecutiva e, desta vez, com o estatuto de campeão europeu em título para defender.
Tem sido assim desde o arranque dos anos 2000, com a seleção portuguesa de futebol presente nos principais eventos internacionais (Europeus e Mundiais), a cada dois anos. Para toda uma geração nascida a partir do final dos anos 1990, é esta a realidade do futebol português: a de uma seleção de sucesso presente em todas as fases finais do século XXI e, até, capaz de chegar ao título europeu.