Exclusivo Tráfego aéreo em Portugal como em 1998 - e não vai melhorar tão cedo
A pandemia de covid-19 atirou o tráfego aéreo nos aeroportos nacionais, em 2020, para o pior registo de mais de 20 anos. Novas limitações na Europa travam aviação no início de 2021.

O aeroporto Humberto Delgado encontra-se encerrado para o tráfego de passageiros no âmbito das medidas excecionais de circulação para combater a situação epidemiológica da Covid-19, em Lisboa, 09 de abril de 2020. Todos os aeroportos nacionais encontram-se encerrados até às 24 horas de dia 13 para evitar circulação exterior para Portugal ou de Portugal para o exterior. MÁRIO CRUZ/LUSA
A Europa está a enfrentar uma nova vaga da pandemia de covid-19 e, um pouco por todo o continente, os governos apertam as restrições. A aviação civil foi, ao longo do ano de 2020, um dos setores mais afetados e, no primeiro mês de 2021, essa realidade não deverá alterar-se muito.
Os números da Eurocontrol, organização europeia para a Segurança da Navegação Aérea, ilustram o que se passa nos céus europeus: de 1 a 13 de janeiro deste ano, o tráfego aéreo estava 61% abaixo do registado no mesmo período de 2019, ou seja, no ano pré-pandémico. E a expectativa é que, neste arranque do ano, as viagens continuem abaixo dos níveis registados antes da pandemia.