exclusivo
18 DEZ 2020
18 dezembro 2020 às 00h33

Quando Sampaio conquista Câmara Municipal de Lisboa

Em dezembro de 1989, Jorge Sampaio derrotou Marcelo Rebelo de Sousa na corrida à Câmara Municipal de Lisboa. Aliás, nestas eleições autárquicas, o PS ganhou nos grandes centros urbanos enquanto o PSD manteve a maioria dos mandatos.

DN

Nas eleições autárquicas de 1989, Jorge Sampaio, apoiado pela coligação Por Lisboa, conquistou a Câmara Municipal da capital e derrotou Marcelo Rebelo de Sousa, o candidato do PSD.

O "PS conquista grandes centros urbanos" e o "PSD conserva a maioria dos mandatos" nestas eleições autárquicas, lia-se na primeira página da segunda edição de 18 de dezembro do DN.

Os socialistas registaram "um conjunto significativo de vitórias eleitorais nos principais centros urbanos". Ainda com resultados parciais, escrevia o jornal, o PS "tinha garantido a conquista das câmaras de Lisboa, Porto, Coimbra, Faro, Setúbal, Braga, Guimarães, Santarém, Guarda e Ponta Delgada, entre outras".

Sampaio reagiu aos resultados eleitorais ao considerar que "o PS ganhou e o PSD e o governo perderam". Já Cavaco Silva, líder do PSD, fez outra leitura. Afirmou que o seu partido "continuava a ser o maior nas autarquias do país" e recusou a ideia de que o governo tinha sido penalizado nestas eleições.

Jorge Sampaio candidatou-se à autarquia da capital quando era secretário-geral do Partido Socialista. Apoiado pela coligação entre PS, PCP, Os Verdes e MDP/CDE, venceu as eleições sucedendo a Nuno Krus Abecasis.

A coligação com o PCP manteve-se nas autárquicas de 1993, que acabaria também por ganhar.

Sampaio não iria, no entanto, cumprir até ao fim este mandato à frente da Câmara de Lisboa, uma vez que, em 1995, decidiu candidatar-se à Presidência da República. A 14 de janeiro do ano seguinte, venceu a corrida a Belém contra Cavaco Silva.