Premium Idosos portugueses são dos menos saudáveis da Europa. Porquê?

Estudo europeu revela que os idosos portugueses tem baixos níveis de saúde. O estilo de vida, a alimentação e a inatividade física podem ser alguns dos fatores que explicam estes valores.

O maior estudo europeu sobre envelhecimento concluiu que apenas 9 por cento dos idosos portugueses são considerados saudáveis. Números que se distanciam bastante do que acontece em outros países da Europa: na Áustria, 58 por cento das pessoas com mais de 70 anos são consideradas saudáveis na Áustria, enquanto na Suíça são 51 por cento. Alemanha e França apresentam taxas de 38 e 37 por cento, respetivamente, em relação à saúde dos mais velhos.

Considerando idosos saudáveis aqueles «seniores que não apresentam doenças crónicas e têm uma boa saúde física e mental», 42 por cento dos 2.157 participantes estão nesta situação, de acordo com o estudo DO-HEALTH. A realidade portuguesa mostrou-se preocupante, tal como referiu o líder do grupo de investigadores da Clínica Universitária de Reumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), José António Pereira da Silva.

Ler mais