Exclusivo Aconteceu em 1939 - Hitler entra em Praga

"A entrada de Hitler em Praga" no dia 15 de março de 1939 ocupou mais de metade da primeira página do Diário de Notícias do dia a seguir.

"As tropas alemãs, comandadas pelo general Blaskowitz, entraram nesta cidade [Praga]. À 16.00 estavam ocupados quase todos os edifícios públicos de Praga. A entrada das forças nesta cidade efectuou-se em pequenos grupos. Devido ao tempo não chegaram os aviões", pode ler-se numa das reportagens que davam conta da forma como o ditador ocupou o castelo onde residiram Masaryk e Benès.

Num dos textos garante-se, de "fonte segura", que a ocupação estava efetivada na Boémia e na Morávia. Após o Anschluss (anexação da Áustria pela Alemanha nazista) em março de 1938, Adolf Hitler sonhava com a anexação da Checoslováquia. A anexação foi decidida numa reunião em Munique, onde se encontraram Hitler, Édouard Daladier, Mussolini e Arthur Chamberlain, para a "paz mundial", no chamado Pacto de Munique. E assim o jornal noticiou que a Checoslováquia foi anexada à Alemanha - situação que perdurou até 8 de maio de 1945 - com reportagens em Praga, Budapeste e Berlim.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG