Aconteceu em 1971 - EUA aceitam desvalorizar o dólar na cimeira dos Açores

Na edição de 15 de dezembro de 1971, o Diário de Notícias dava conta dos resultados da cimeira que juntou nos Açores os presidentes Richard Nixon e George Pompidou para resolver a crise monetária internacional.

"Um amistoso aperto de mão assinalou a despedida do presidente Pompidou e do chefe do Governo português", pode ler-se na legenda da fotografia que ilustra a primeira página do DN de 15 de dezembro de 1971.

A capa desse dia é quase toda ela dedicada à cimeira dos Açores na qual Marcelo Caetano foi o anfitrião de um encontro que reuniu o presidente francês e o seu homólogo americano, Richard Nixon.

A manchete dá conta de que os Estados Unidos concordaram em desvalorizar o dólar e com a revalorização de algumas outras moedas. Com o jornal a garantir que está "aberto o caminho para uma solução da crise monetária internacional".

A notícia admite que, apesar deste acordo, "nem Nixon nem Pompidou especificaram qual será a percentagem da redução".

Ainda na primeira página, destaque para a "calorosa receção a Marcelo Caetano à chegada a Lisboa" e para a crónica do enviado especial Morais Cabral.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Margarida Balseiro Lopes

Legalização do lobbying

No dia 7 de junho foi aprovada, na Assembleia da República, a legalização do lobbying. Esta regulamentação possibilitará a participação dos cidadãos e das empresas nos processos de formação das decisões públicas, algo fundamental num Estado de direito democrático. Além dos efeitos práticos que terá o controlo desta atividade, a aprovação desta lei traz uma mensagem muito importante para a sociedade: a de que também a classe política está empenhada em aumentar a transparência e em restaurar a confiança dos cidadãos no poder político.