Aconteceu em 1934 - Inauguração da estátua do Marquês de Pombal

A praça emblemática de Lisboa só ganhou a estátua na década de 30 do século passado. Uma estátua patrocinada pelo Diário de Notícias que à época ainda não se tinha mudado para a Avenida da Liberdade.

"Lisboa assistiu ontem sob um dia de sol quente e esplendoroso à solene inauguração do monumento ao marquês de Pombal e foi uma verdadeira romagem de curiosos lá para cima para a Rotunda." Começa assim o texto que a 14 de maio de 1934 dá conta da inauguração de um dos mais emblemáticos monumentos de Lisboa: a estátua do marquês de Pombal, que o próprio Diário de Notícias ajudou a financiar.

Talvez por isso - dado que não refere esse facto no texto da primeira página - o jornal anuncie logo que a inauguração acontece com a "dívida liquidada", em cabeçalho. Descrevendo ainda no título que a cerimónia "simples mas significativa" contou com a presença do ministro das Obras Públicas e que a "imensa multidão ovacionou a pátria e a república".

Na descrição do evento, que começou às 14.00 do dia 13 de maio de 1934, fala-se da existência de um aeroplano que sobrevoava a praça, de estandartes e vasos de flores, que no chão animavam o ambiente em volta da estátua.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG