Premium Órgão feito em impressora 3D pode ajudar pessoas com lesões na medula espinal

Foram necessários dois anos de investigação para conseguir que 75% das células vivessem neste dispositivo feito numa impressora 3D.

Um grupo de investigadores da Universidade do Minnesota, nos EUA, criou um órgão através de impressão 3D que pode ajudar pessoas com lesões na medula espinal a recuperar o controlo de alguns músculos.

Este dispositivo, que tem silicone como base e células estaminais neurais no interior, funciona como uma ponte entre as células nervosas saudáveis na medula espinal do paciente. Quando o implante estiver totalmente desenvolvido, pode ser aplicado através de uma cirurgia.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Daniel Deusdado

"Petróleo, não!" Nesta semana já estivemos perto

1. Uma coisa é termos uma vaga ideia de quão estupidamente dependemos dos combustíveis fósseis. Outra, vivê-la em concreto. Obrigado aos grevistas. A memória perdida sobre o "petróleo" voltou. Ficou a nu que temos de fugir dos senhores feudais do Médio Oriente, das oligopolísticas, campanhas energéticas com preços afinados ao milésimo de euro e, finalmente, deste tipo de sindicatos e associações patronais com um poder absolutamente desproporcionado.