Premium Maria Elisa Domingues. "Gosto do SNS, mas a demora que existe em certas especialidades é difícil para as pessoas"

A jornalista é autora do livro 40 anos do SNS, apresentado nesta segunda-feira, que fala sobre as conquistas do Serviço Nacional de Saúde e da sua criação. Consulta a médica de família em Sete Rios e foi em Santa Maria que lhe trataram há dois anos de um braço partido, mas admite que também recorre ao privado.

Foi num programa da RTP durante uma entrevista à jornalista Maria Elisa Domingues que António Arnaut, o "pai" do Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou a intenção de criar um sistema de cuidados de saúde universal para todos os portugueses. Passadas quatro décadas do momento em que o projeto se concretizou, na lei n.º 56/79, a jornalista publica o livro 40 anos do SNS, apresentado nesta segunda-feira no El Corte Inglés, em Lisboa.

O livro passa em revista o percurso de personalidades ligadas ao Serviço Nacional de Saúde e aborda temas como a saúde materno-infantil, cuidados de saúde primários e hospitalares, saúde mental, envelhecimento. Conta ainda com testemunhos do Presidente da Republica, Marcelo Rebelo de Sousa, do primeiro-ministro, António Costa, do antigo chefe de Estado Jorge Sampaio ou dos bastonários das ordens dos Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, Farmacêuticos, Dentistas, Nutricionistas e Biólogos.

Ler mais

Exclusivos