DN+ HEXA: o robô-aranha que cuida das suas plantas

Este robô híbrido sabe quando deve colocar a planta ao sol, escondê-la da exposição direta e até dança para avisar o utilizador de quando é preciso regá-la.

As plantas precisam de sol e água para crescer, mas como estão presas à terra pelas raízes não têm mobilidade para procurar aquilo que as mantém vivas. Foi esta a ideia base para criar o HEXA, um robô com seis patas, semelhante a uma aranha, que tem como única tarefa cuidar da planta que transporta na "cabeça". Para isso, move-se em direção ao sol quando é necessário e retira-se para a sombra se os níveis de exposição solar se tornarem excessivos.

Conforme refere o site The Verge, o HEXA é um robô híbrido, que não só cuida das plantas como também "brinca" com os seres humanos, fazendo uma pequena dança quando não tem água. Este mini robô foi criado por Sun Tiangi, um empresário e especialista em robótica, que lidera a empresa Vincross.

"Com uma base móvel robô, as plantas conseguem obter mobilidade e interacção", disse Tianqi ao The Verge. Sendo quase um "vaso inteligente com pernas", o HEXA é ideal para pessoas que não tenham disponibilidade para estar em casa a tempo e horas de cuidar das suas plantas e abre caminho para novas criações, como robôs de maiores dimensões, capazes de plantar flores ou vegetais, o que tornaria a jardinagem e agricultura num processo muito mais fácil para os humanos.

Tiangi obteve inspiração para criar o HEXA depois de ver um girassol sem vida numa exposição, no escuro. O especialista em robótica considera as plantas "eternamente e inexplicavelmente passivas": "Podem cortá-las, queimá-las ou arrancá-las da terra e elas não fazem nada. Da mesma maneira que os humanos aprenderam a andar de bicicleta, comboio ou avião, esta tecnologia dá ás plantas também uma nova forma de liberdade", refere Tiangi. O empresário espera com este robô criar um elo de ligação entre a tecnologia e a natureza.

Ler mais

Exclusivos