Aconteceu em 1945 - A morte do presidente Franklin D. Roosevelt

O presidente americano morreu aos 62 anos.

A fotografia do presidente Roosevelt "que há 13 anos dirigia os destinos dos Estados Unidos da América" ocupava um lugar de grande destaque na primeira página do DN do dia 13 de abril de 1945. Franklin D. Roosevelt tinha morrido "inesperadamente" às 15.45 do dia anterior, em Warm Springs, Virginia, em consequência duma hemorragia cerebral. Tinha 63 anos e é, até hoje, o único presidente americano a ter ocupado o cargo por mais de dois mandatos: ganhou as eleições em 1932, 1936, 1940 e 1944.

O democrata Roosevelt dirigiu os EUA num período bastante complicado. Chegou à Casa Branca em plena Grande Depressão e implementou o New Deal, uma série de medidas que passaram pelo investimento nas obras públicas, o controlo da produção agrícola e reforma da legislação laboral entre outras, com o objetivo de recuperar a economia do país e diminuir o desemprego. Tarefa ainda mais difícil quando, na Europa, em 1938, começava a Segunda Guerra Mundial.

Após o ataque a Pearl Harbour, a 7 de dezembro de 1941, Roosevelt não teve dúvidas em declarar guerra ao Japão e levar os americanos a combaterem, novamente, no continente europeu. A sua saúde decaiu bastante nestes últimos anos e Roosevelt não chegou a festejar a vitória na guerra: morreu poucos dias antes de Mussolini e de Hitler.

O DN relembrava um pouco da história deste homem, de "estudante rebelde a magnífico atleta", e publicava ainda uma nota das Nações Unidas intitulada "A Perda Sofrida" e que lembrava o legado político de Roosevelt.

Mais abaixo, aparecia a fotografia de Harry Truman a fazer o juramento com a mão sobre a Bíblia, no momento em que tomava posso como 33º presidente dos Estados Unidos da América.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG