Vitória na Turquia vale ao FC Porto melhor fase de grupos de sempre

Equipa de Sérgio Conceição joga nesta terça-feira com o Galatasaray. Portistas já têm os oitavos e o primeiro lugar do grupo garantidos, mas podem igualar em termos pontuais a fase de grupos de 1996/97 e superar essa equipa treinada por António Oliveira em termos de golos.

Um triunfo frente ao Galatasaray nesta terça-feira (às 17.55, Eleven Sports) vale a melhor fase de grupos de sempre da Champions ao FC Porto. Com 13 pontos em cinco jogos disputados no grupo D, os portistas podem atingir os 16 e igualar o registo da equipa treinada por António Oliveira na época 1996-97. Mas superiorizam-se a nível de golos. Nessa temporada, com Sérgio Conceição ainda como jogador, os dragões venceram um grupo onde estavam AC Milan, Rosenborg e Gotemburgo, e chegaram aos quartos-de-final da prova milionária, onde foram depois eliminados pelo Manchester United.

Nesta terça-feira, agora com Sérgio Conceição como treinador, o FC Porto pode igualar essa melhor temporada em pontos, mas superá-la em termos de diferença de golos. É que, curiosamente, em 1996-97, os dragões terminaram a fase de grupos precisamente com os mesmos golos marcados e sofridos que registam atualmente - 12-4. Ou seja, um triunfo esta noite, seja qual for o resultado, supera essa marca com 22 anos.

Recorde aqui a vitória do FC Porto em Milão por 2-3 na época 1996-97.

"Todos os dias em que entro no Olival para trabalhar são especiais para mim. Representar este clube é especial e fazê-lo na Liga dos Campeões também. Os jogadores vão dar o seu melhor para ganhar o jogo e para conseguirmos representar o FC Porto ao mais alto nível na Liga dos Campeões. Na altura, como jogador, fiquei contente com os 16 pontos. Como treinador, a situação é diferente mas o sentimento é o mesmo. O FC Porto é o clube com mais presenças na Liga dos Campeões, a par de duas equipas poderosas, e é um clube histórico na Europa e no mundo", disse Sérgio Conceição nesta segunda-feira, no lançamento do jogo.

Seja qual for o resultado na Turquia, a boa campanha na Champions 2018-19 até ao momento chegará para o FC Porto entrar no grupo das melhores presenças desde que existe Liga dos Campeões no atual formato (1992-93). Das 23 edições em que participou, os dragões só por três vezes amealharam 13 ou mais pontos. Em 1996-97 apuraram-se com 16 pontos, em 2014-15 com 14 pontos e em 2012-13 com 13 (o mesmo número de pontos que tem agora). Por isso, na pior das hipóteses, ou seja, em caso de derrota com o Galatasaray, os portistas igualam a terceira melhor participação de sempre.

Um triunfo esta noite em Istambul significa ainda a 12.ª vitória consecutiva do FC Porto e mais um importante encaixe financeiro. Até ao momento, o FC Porto já amealhou nesta época 65,25 milhões de euros em prémios da UEFA (só 44,05 foram da presença na fase de grupos). Caso vença o Galatasaray, ganha mais 2,7 milhões, ou seja, pode chegar aos 67,95 milhões de euros.

FASE DE GRUPOS 1996-97

AC Milan-FC Porto, 2-3
FC Porto-Gotemburgo, 2-1
Rosenborg-FC Porto, 0-1
FC Porto-Rosenborg, 3-0
FC Porto-AC Milan, 1-1
Gotemburgo-FC Porto, 0-2

Totais: 16 pts, 6J, 5V, 1E, 0D, 12-4 golos

FASE DE GRUPOS 2018-19

Schalke-FC Porto, 1-1
FC Porto-Galatasaray, 1-0
Lokomotiv-FC Porto, 1-3
FC Porto-Lokomotiv, 4-1
FC Porto-Schalke, 3-1
Galatasaray-FC Porto, ?

Totais: 13 pts, 5J, 4V, 1E, 0D, 12-4 golos

Um recorde partilhado com Real Madrid e Barcelona

No final de novembro, no texto que assina mensalmente na revista Dragões, Pinto da Costa fez questão de exultar os feitos internacionais do FC Porto. "Em 2019, em fevereiro, lá estaremos a ouvir o hino da Champions. Que ninguém fique com dúvidas, o FC Porto é o único clube português com dimensão internacional, o que tem regularmente conquistado títulos internacionais e o que tem prestigiado o nosso futebol. Não se trata de uma opinião de um qualquer cartilheiro, trata-se de matéria factual, e o resto é conversa da treta", escreveu o líder portista.

De facto, desde que a Liga dos Campeões ganhou o novo formato com fase de grupos (época 1992-93), o FC Porto esteve presente em 23 fases de grupos em 27 possíveis (só falhou as edições de 1994-95, 2000-01, 2002-03 e 2010-11), uma marca que coloca os dragões no mesmo patamar que Real Madrid e Barcelona, no restrito grupo de três clubes com mais presenças nesta fase da prova - o Manchester United e o Bayern Munique seguem logo abaixo desta lista, com 22 presenças.

Comparando com Benfica e Sporting, a diferença é muito mais acentuada no que toca a presenças em fases de grupo da Champions desde 1992-93. O clube da Luz soma 14 presenças - nove consecutivas -, enquanto os leões, no mesmo período, só por oito ocasiões marcaram presença nesta fase da Liga dos Campeões - a última na época 2017-18.

Dragão nunca perdeu na Turquia

A estatística vale o que vale, mas o historial de confrontos do FC Porto disputados na Turquia mostra que os dragões nunca foram derrotados com equipas turcas nas cinco vezes que jogaram como visitantes. A primeira deslocação aconteceu em fevereiro de 2003, ao campo do Denizlispor, em jogo da Taça UEFA, e terminou com um empate a dois golos.

Seguiram-se três triunfos em Istambul (vitória por 1-0 diante do Besiktas em 2007, por 2-1 frente ao Fenerbahçe em 2008 e novo triunfo tendo como oponente o Besiktas, por 3-1, em 2010). A última vez que o FC Porto jogou na Turquia foi na última temporada e a partida terminou igualada a um golo. Ou seja, contas feitas, três vitórias e dois empates em cinco embates. Será que a tradição se vai manter?

O único desafio entre os dragões e o Galatasaray aconteceu já nesta temporada, em outubro, no jogo da primeira mão disputado no Dragão, que o FC Porto venceu por 1-0, com um golo de Moussa Marega.

Curiosamente, foi diante de uma equipa turca que o FC Porto alcançou uma das maiores goleadas em provas europeias. Foi a 20 de fevereiro de 2003, na Taça UEFA, no jogo da segunda mão, que terminou com um triunfo folgado por 6-1. Era José Mourinho o treinador e os dragões acabaram por conquistar nessa época o troféu.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG