Aconteceu em 1967 - Morte de Che Guevara era destaque há 52 anos

Che Guevara morreu há 52 anos, no dia 9 de outubro de 1967. E o DN destacava dia 10: "Revolucionário cubano sucumbiu em pleno combate".

A informação era oficial, citava o coronel Joaquín Zenteno, comandante da 8.ª divisão do Exército da Bolívia. Revelava que Ernesto Che Guevara tinha sido um dos seis guerrilheiros abatidos em Higuera, no sudoeste.

A notícia de capa do DN trazia uma foto de Che e pouca informação sobre o que tinha acontecido. Indicava que tinha seguido uma comissão de inquérito para o local e que o corpo do guerrilheiro seria transportado para La Paz.

Era o que se sabia naquele dia. Posteriormente, percebeu-se que o corpo nunca chegou a La Paz. Ficou em Villagrande, perto de Higuera, onde os restos mortais foram escondidos. Mas antes foi exibido à imprensa internacional, com a primeira foto do cadáver a ser difundida pelo francês Marc Hutten, da agência France-Presse.

Também se percebeu que Che não morreu em pleno combate.

Exclusivos

Premium

Espanha

Bolas de aço, berlindes, fisgas e ácido. Jovens lançaram o caos na Catalunha

Eram jovens, alguns quase adultos, outros mais adolescentes, deixaram a Catalunha em estado de sítio. Segundo a polícia, atuaram organizadamente e estavam bem treinados. José Manuel Anes, especialista português em segurança e criminalidade, acredita que pertenciam aos grupos anarquistas que têm como causa "a destruição e o caos" e não a luta independentista.