Premium Os testes médicos que os jogadores fazem no início da época. Como são e para que servem

O DN fez o circuito que os atletas realizam na Fisiogaspar, clínica a que o Sporting recorreu neste ano. Desde o "monstro" que deteta lesões à câmara hiperbárica - uma inovação em Portugal que utiliza oxigénio com pressão para recuperação dos atletas.

"Só faltam os testes médicos para assinar." Esta é a frase mais usada antes de um jogador assinar por um novo clube. Mas que exames são esses? O que fazem ao certo? E porque se repetem ano após ano e sempre que a nova época começa?

Foi para dar resposta a estas questões que o DN, com a ajuda de Pedro Fonseca, um atleta amador, completou o circuito de exames e testes médicos que os futebolistas fazem por esta altura na Fisiogaspar, clínica a que vários clubes recorrem para fazer exames médicos. Este ano passou por lá o Sporting, por exemplo. É que, além do equipamento inovador, como o "monstro" que deteta lesões e mão-de-obra qualificada, incluindo fisioterapeutas que estiveram ao serviço da seleção nacional, a clínica fundada pelo fisioterapeuta António Gaspar é também muito procurada na área da recuperação. E neste campo destaca-se a EPI (vulgarmente chamada de máquina das agulhas) e a câmara hiperbárica - uma inovação em Portugal que utiliza oxigénio com pressão para recuperação dos atletas!

Ler mais