Aconteceu em 1969 - A primeira viagem oficial de um chefe de Estado português ao Brasil

Marcelo Caetano foi o primeiro chefe de Estado a visitar o outro lado do Atlântico.

"Bom dia, Brasil" e "Boa viagem, Senhor Presidente". Era assim que o DN noticiava no dia 8 de julho de 1969 a primeira viagem oficial de um chefe de Estado português ao Brasil.

Em manchete, o jornal referia que dentro de poucas horas o Presidente Marcelo Caetano chegaria a Brasília. Mas, antes de partir de Lisboa, o Presidente já tinha enviado uma mensagem aos brasileiros: "Queridos amigos: É nessa língua, nossa e cada vez mais vossa, que eu resumirei a minha mensagem em três palavras: Fraternidade, Confiança, Esperança."

A edição do DN dedica toda a primeira página à viagem oficial, anunciando que nas páginas interiores há um suplemento especial sobre este acontecimento, de 28 páginas.

"Todas as estradas que unem o Brasil à Europa passam por Portugal. Todos os caminhos que o ligam ao seu passado são portugueses. Todos os caminhos que ligam Portugal ao Ocidente passam pelo Brasil. Não há Atlântico sem nós." Esta era a imagem que o repórter do DN transmitia aos leitores como sendo uma imagem que fazia também a antevisão do futuro: "O voo de dois povos, livres, autónomos, dentro das fronteiras de uma Pátria Comum, para o comum espaço de um mesmo destino e do mesmo génio."

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG