Premium Aconteceu em 1952 - Isabel II proclamada rainha de Inglaterra

A 7 de fevereiro de 1952, o DN noticiava a morte do rei Jorge VI no castelo de Sandringham e a proclamação de Isabel II como rainha de Inglaterra.

Foi há 68 anos que Isabel II foi proclamada rainha de Inglaterra. Na edição de 7 de fevereiro de 1962, o DN dedicava grande parte da primeira página à morte do rei Jorge VI no castelo de Sandringham e à consequente ascensão ao trono da filha, que tinha 25 anos.

"É anunciada ao povo britânico a proclamação de Isabel II às 11 horas de hoje", titulava o jornal. "Logo que teve conhecimento da morte do rei, Churchill reuniu o Gabinete para discutir a situação constitucional. Foi decidido adiar os trabalhos das Câmaras depois da reunião marcada para a tarde sem as formalidades habituais que acompanham a abertura das sessões nos Comuns, o primeiro-ministro anunciou à Câmara, cuja sala estava completamente cheia, a morte de Jorge VI. (...) As sessões da Câmara dos Comuns e da Câmara dos Lordes recomeçaram às 19 horas para os deputados e os pares do reino prestarem juramento de fidelidade à rainha Isabel II", podia ler-se.

Ler mais

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG