Exclusivo Aconteceu em 1921 - Assinado o tratado que deu origem ao Estado Livre Irlandês

O acordo entre os "sinn-feiners" e a Grã-Bretanha foi notícia de primeira página do DN. Em 1921, nascia o Estado Livre Irlandês que juntava os dois co-existentes na altura, a Irlanda do Sul e a República Irlandesa.

"Terminou a luta entre os sinn-feiners e a Grã-Bretanha", lia-se no título da edição de 7 de dezembro de 1921 do Diário de Notícias. O acordo da véspera levava a uma nova fase da história britânica, gerava um estado irlandês independente do Reino Unido, unindo os rivais da Irlanda do Sul e da República Irlandesa, e abria caminho ao reconhecimento, posterior, da República da Irlanda. Uma parte do território, a Irlanda do Norte, mantinha-se como parte integrante da Grã-Bretanha, o que ainda hoje acontece. Nesta altura, em 1921, o Estado Livre Irlandês ainda fazia parte do Império com um estatuto semelhante ao do Canadá ou Austrália.

Na edição do DN havia muitos outros destaques de capa. Um deles referia-a ao acordo assinado com a Alemanha para a exportação de vinhos portugueses.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG